Achados arqueológicos atrasam obras na Torre da Alfândega.
Estão paradas, desde setembro de 2020, as obras de requalificação da antiga Torre de Alfândega, devido a vestígios arqueológicos encontrados naquele local, na área das fundações na muralha de Guimarães.
Estão paradas, desde setembro de 2020, as obras de requalificação da antiga Torre de Alfândega, devido a vestígios arqueológicos encontrados naquele local, na área das fundações na muralha de Guimarães.
A Câmara Municipal lancará em breve um novo concurso para a finalização da intervenção iniciada em fevereiro de 2020. A anulação do concurso anterior, segundo Domingos Bragança, não obrigou a qualquer “compensação indeminizatória”.
O “projeto de adequação” à intervenção no edifício, classificado como Património Nacional, e cujas especificidades não estavam previstas no caderno de encargos anterior, motiva agora o lançamento deste novo procedimento concursal com as alterações sugeridas pelos técnicos da Câmara Municipal e da Direção Regional de Cultura de Norte.
As obras de requalificação da torre, que detém a célebre inscrição “Aqui Nasceu Portugal” deveriam estar concluídas neste verão, a tempo de serem inauguradas a 24 de junho, feriado municipal. Domingos Bragança espera que a se concluam até ao final do ano ou no início de 2022. Mas, “o mais importante é que fique bem feito”, disse o presidente da Câmara Municipal, no final da reunião de câmara desta segunda-feira, 22 de março.
A requalificação prevê a criação de um elevador panorâmico, garantindo a acessibilidade ao interior da Torre até ao último piso (terraço) no qual se detém uma vista sobre a Alameda, Toural, Castelo, Paço dos Duques, Palácio Vila Flor e restante edificado envolvente. A intervenção permitirá também “a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida”.
A empreitada anterior estava traduzida num investimento a “rondar os 900 mil euros”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 21, 2025
A cidade de Guimarães será palco de uma nova ação de formação destinada a profissionais do setor do turismo que desejam aprimorar suas competências no atendimento e serviço em língua espanhola. O curso terá a duração de 25 horas e acontece no mês de fevereiro.
Janeiro 21, 2025
De 27 de fevereiro a 01 de março de 2025, as portas do Laboratório da Paisagem abrem para o II Encontro Internacional de Educação Ambiental de Guimarães, com foco na interseção entre Inteligência Artificial (IA) e Educação Ambiental.
Janeiro 21, 2025
Em fevereiro, os jovens vimaranenses terão a oportunidade de explorar competências, refletir sobre si mesmos e fazer novas amizades durante o Campo de Inverno 2025. A iniciativa, que ocorrerá nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro, é orrganizada pelo Município de Guimarães, em parceria com a Casa da Juventude.