Unidades de Saúde vacinam doentes acamados no domicilio
Utentes acamados estão a ser vacinados ao fim de semana

barra_vacina_covid
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alto Ave está a vacinar os utentes acamados, contra a covid-19, durante os fins de semana. Trata-se de utentes que pelas suas condições de saúde não se podem deslocar aos Centros de Vacinação.

José Novais de Carvalho, diretor clínico do ACES do Alto Ave afirma que se trata de uma logística complicada, “porque é uma equipa constituída por médico, enfermeiro e motorista”. O processo avança com alguma lentidão porque além da deslocação e do tempo de vacinar, a equipa é obrigada a permanecer no domicílio do utente por 30 minutos após a inoculação. “Entre o processo de vacinar e a espera obrigatória, cada caso leva entre 45 minutos a uma hora”, explica o diretor clínico do ACES.
Novais de Carvalho esclarece que o processo está a ser feito aos fins de semana para não retirar os profissionais de saúde das unidades de saúde e dos Centro de Vacinação durante a semana. “Estamos a vacinar cerca de 12 pessoas por fim de semana”, adiantou o diretor clínico da ACES.
Novais de Carvalho espera que a vacinação, destes utentes acamados, com a primeira dose, esteja completa até ao final de abril, embora já haja pessoas a receber a segunda dose.





