CIM do Ave com projeto de deteção e combate à Vespa velutina
No âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

A Comunidade Intermunicipal do Ave, em parceria com os Municípios seus associados, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), viu aprovada uma candidatura, com um investimento elegível superior a duzentos mil euros, para a deteção e combate à espécie exótica invasora Vespa velutina (Vespa Asiática).

Em comunicado enviado à imprensa, a CIM do Ave informa que o “território do Ave é uma região de grande incidência deste flagelo”, sendo que, nos últimos anos, foram detetados milhares de ninhos de vespas registados nas plataformas utilizadas para o efeito, nomeadamente SOSvespa, e, atualmente a STOPvespa.
A Comunidade Intermunicipal refere que o “aumento progressivo do avistamento de vespas velutinas e dos seus ninhos é um fator de enorme apreensão para as populações” e é atmbém “causador de enormes prejuízos para os apicultores da região”.
Este projeto consiste num conjunto de ações diretamente alinhadas com o Plano Nacional de Ação para a vigilância e controlo da vespa velutina em Portugal, cujos objetivos estão definidos e assentam em três eixos: prevenção, vigilância e controlo.
Prevê-se, no âmbito da candidatura, “a implementação de uma rede de armadilhas no território; a aquisição de equipamentos para captura e destruição de ninhos; capacitação técnica operacional e, ainda, a realização de uma conferência para discussão da temática da Vespa velutina e os seus impactes na região”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 10, 2025
Com o Campo 6 completamente cheio, os adeptos desempenharam um papel decisivo, empurrando a equipa rumo à vitória.
Maio 10, 2025
O Vitória SC conquistou este sábado o título de campeão nacional de polo aquático, ao vencer o Sporting por 17-13, nas Piscinas de Alvalade.
Maio 10, 2025
Cristiano Bacci regressou às conferências de imprensa após quase duas semanas de ausência devido a problemas respiratórios e mostrou-se determinado a encerrar a época caseira com um triunfo frente ao Estoril.