A “Lufada” chega esta sexta-feira ao CCVF e traz o The BJazz Choir

© Direitos Reservados

Arranca esta sexta-feira a programação dA Oficina, no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), sob o mote “Lufada”. O início de um programa “excecional para tempos excecionais”, faz-se pelas 19h00 desta sexta-feira (19 junho), nos Jardins do Palácio Vila Flor (CCVF), com o The BJazz Choir. Pelas 22h00 é tempo do ‘Turno da Noite’, visita noturna ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães. A lotação é limitada e a abertura ao público acontecerá meia hora antes do início dos espetáculos.

O The BJazz Choir nasceu em finais de 2012, no ano em que Guimarães foi Capital Europeia da Cultura, associado à escola de jazz do Convívio e é atualmente uma entidade independente. A formação inclui elementos de várias profissões, oriundos não só de Guimarães mas também do Porto, Braga, Famalicão e Celorico de Basto. O repertório inclui arranjos originais criados propositadamente para o coro sobre temas de jazz, blues, soul, gospel, bossa nova e fado-jazz, sem esquecer a vertente pedagógica – um dos objetivos pretendidos com o projeto.  

Ao longo destes anos, o BJazz Choir tem-se apresentado em vários eventos e festivais um pouco por toda a Península Ibérica, a cappella ou com acompanhamento de banda, tendo gravado recentemente (2018) o seu primeiro trabalho discográfico em estúdio. Em 2020 serão os organizadores do primeiro IMCMM (International Meeting of Choral Modern Music) e iniciam um conjunto de atividades paralelas à performance musical, na área da divulgação musical e em especial do jazz enquanto meio de aproximação cultural.

Segundo A Oficina, este concerto “colocará as vozes em potência revelando os seus virtuosismos”, nos Jardins do Palácio Vila Flor, com a presença de Ana Silva, Diana Pereira, Joana Nuno (sopranos), Soraia Lemos, Carla Silva, Marta Moreira (mezzo-sopranos), Sara Pereira, Suzana Costa, Alice Cachada, Marisa Oliveira, Celina Tavares, Elisabete Abreu (contraltos), Filipe Gomes, Manuel Tur, Pedro Almeida, Alberto Araújo (tenores), André Carneiro, Eduardo Sousa (barítonos), Alexandrino Fontes, Tiago Simães (baixos), Mário Gonçalves (bateria), Albano Fonseca (baixo elétrico), com a direção musical e artística a cargo de Tiago Simães. 

A ‘Lufada’ traz ainda o” Turno da Noite”, “uma desafiante visita noturna” ao Centro Internacional das Artes José de Guimarães, à hora em que está encerrado ao público, aos locais em que não é permitida a entrada a pessoas estranhas ao serviço, para se ouvirem histórias sobre peças que não estão expostas. Às 22h00, às 22h30 e às 23h00 (com lotação máxima de 7 pessoas em cada horário), serão realizados percursos de descoberta às reservas do CIAJG e assim conhecer os museus que existem dentro do Museu.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?