A Oficina lança novo recrutamento de Professores

A cooperativa cultural vimaranense A Oficina, através do seu serviço de Educação e Mediação Cultural, está a recrutar professores para o ano letivo de 2020/2021 no âmbito do programa ‘Mais Três’, que promove o desenvolvimento das áreas artísticas nas Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e nos Jardins-de-infância do concelho de Guimarães. As candidaturas podem ser realizadas até 26 de julho através dos formulários disponíveis nos websites d’A Oficina, onde é possível consultar todas as condições inerentes às funções a desempenhar.

As áreas artísticas referidas compreendem a dinamização das artes performativas – nomeadamente, o teatro, a dança e a música – nas AAAF (Atividade de Animação e Apoio à Família) dirigidas a crianças dos 3 aos 5 anos, AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular) para crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Básico do 1º Ciclo e CAF (Componente de Apoio à Família) também destinadas a crianças do 1º ao 4º ano do Ensino Básico do 1º Ciclo, neste caso após as 17h30.

O programa Mais Três é o resultado da fusão de dois projetos de educação artística d’A Oficina: o ‘Mais Dois’ que, desde 2014, levava dança e teatro às escolas do 1.º ciclo do concelho, a partir das Atividades de Enriquecimento Curricular; e o ‘Ante Pé’, que envolvia crianças do ensino pré-escolar de todos os jardins-de-infância públicos do concelho, através das Atividades de Animação e de Apoio à Família, e também os estudantes do 1.º ao 4.º ano do 1.º ciclo, por via da Componente de Apoio à Família.

A coordenação destes projetos, que atualmente se integram, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Guimarães (Vereação da Educação) e A Oficina (Educação e Mediação Cultural) e tem vindo a contribuir, num esforço de equidade em todo o concelho, para o reconhecimento das artes performativas enquanto áreas de conhecimento, estruturantes para a formação do indivíduo e da relação com coletivo em que se insere.

O programa ‘Mais Três’ pretende que a criança seja envolvida nas atividades, oiça orientações, ria, descubra possibilidades, aprecie, partilhe descobertas e se proponha a novos desafios. Desta forma, estimulam-se as suas capacidades cognitivas e desenvolvem-se competências essenciais como ouvir e compreender, bem como a curiosidade e a invenção, a expressão e a sociabilidade. Pretende que a criança saiba olhar o mundo, explorá-lo, vê-lo com múltiplas cores, que a arte a ajude na construção duma cidadania ativa e a transforme numa pessoa melhor.

No presente contexto, A Oficina procura profissionais pró-ativos e multifacetados, organizados e facilitadores nas metodologias e processos de trabalho, com grande sentido de responsabilidade, capacidade de comunicação, com gosto pelo trabalho em equipa e com capacidade adaptação a novas formas de trabalho. Juntando a isto a apetência para trabalhar com crianças, assumindo a educação pela arte como um processo em construção e uma área de aprendizagem fundamental no apoio ao desenvolvimento de cidadãos mais ativos e com melhor compreensão do mundo. Toda a informação – nomeadamente a respeito do perfil pretendido para os candidatos, funções a desempenhar, métodos de seleção, condições, entre outras – e formulário de candidatura encontram-se disponíveis online nos websites www.aoficina.pt e emc.aoficina.pt. Qualquer solicitação de esclarecimentos deve ser enviada para o e-mail recrutamento@aoficina.pt.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?