A partir de hoje Guimarães é palco das Jornadas Nacionais de Bombeiros
Na apresentação do programa, o presidente da Direção dos BVG, João Pedro Castro, afirmou que Guimarães “está preparada para receber eventos de escala nacional e internacional”, e destacou que a cidade-berço será, nestes dias, “a capital nacional dos bombeiros”.

© BVG
Guimarães acolhe, entre hoje e domingo, dia 25 de maio, as primeiras Jornadas Nacionais de Bombeiros, uma iniciativa inédita que promete reunir largas centenas de bombeiros, especialistas e visitantes de todo o país. Fruto de uma parceria entre a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), os Bombeiros Voluntários de Guimarães (BVG) e a Federação dos Bombeiros do Distrito de Braga, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, o evento pretende valorizar a missão dos bombeiros e aproximá-los da população.
As jornadas conferem uma nova dimensão à comemoração do Dia Nacional do Bombeiro, como frisou António Nunes, presidente da LBP, ao sublinhar que se pretende “enaltecer o papel imprescindível dos bombeiros na sociedade, com um conjunto mais elaborado de ações”. Durante a sessão solene das jornadas, marcada para 24 de maio, no Largo do Toural, serão entregues condecorações e prémios de mérito a bombeiros, empresas e comunidades, numa cerimónia que contará com representantes das forças de segurança, proteção civil e entidades governamentais.
O programa arranca oficialmente esta tarde, às 15h00, com uma cerimónia de abertura no Largo do Toural, que inclui uma caminhada pelos espaços públicos e comércio tradicional, o acendimento simbólico de uma pira e a inauguração de uma exposição de fotografias e adereços sobre o universo dos bombeiros, com curadoria conjunta com os Paços dos Duques de Bragança. À noite, às 21h30, o Largo da Oliveira será palco de concertos com a Banda de Música dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso e a Academia de Música José Atalaya.
Amanhã, dia 24, às 10h00 realiza-se a iniciativa “Bombeiros vão ao Castelo”, no Campo de S. Mamede, dirigida ao público jovem, onde se incluem simuladores de fogo, aulas de suporte básico de vida, demonstrações e atividades em parceria com os Escuteiros de Guimarães. Em simultâneo, decorre no Salão Nobre o Conselho Nacional da Liga dos Bombeiros Portugueses. Às 15h00, nos Claustros do Convento de Santa Clara, será inaugurada uma exposição de miniaturas de bombeiros, com peças cedidas por colecionadores de todo o país.
O desfile motorizado, com viaturas e equipas de diversas corporações, terá início às 16h30 na Alameda Alfredo Pimenta, passando pelo Largo do Toural e terminando junto à Escola João de Meira. “Estamos a falar de centenas de bombeiros, com a apresentação das mais diversas valências e viaturas”, salientou João Pedro Castro. A sessão solene tem início às 17h15 no Largo do Toural e o dia termina com a Festa das Jornadas, às 22h00, no Café-Concerto do Centro Cultural Vila Flor. O encerramento das jornadas, no domingo, 25 de maio, será marcado por uma missa em memória dos bombeiros falecidos em serviço, celebrada pelo bispo auxiliar de Braga, Delfim Gomes, na Igreja de São Francisco.
Os Bombeiros Voluntários de Guimarães desafiam a população da cidade a expressar o seu apoio e gratidão com um gesto simples, mas simbólico: colocar uma bandeira na janela ou varanda de casa. A proposta consiste na exibição de uma bandeira especialmente criada para o evento, com a inscrição “Obrigado Bombeiros” e as cores da bandeira nacional, como forma de homenagear e reconhecer o trabalho dos bombeiros portugueses.
Condicionamentos de trânsito
De acordo com o plano definido, haverá proibição de estacionamento e cortes de trânsito em diversas artérias da cidade, em horários distintos:
-
Entre as 08h00 e as 18h00: Estacionamento proibido na Alameda Dr. Alfredo Pimenta e na alameda sem designação a nascente do Estádio D. Afonso Henriques.
-
Entre as 08h00 e as 20h00: Estacionamento proibido na Rua Almirante Gago Coutinho.
-
Entre as 13h00 e as 18h00: Trânsito interdito na Alameda Dr. Alfredo Pimenta, entre o número 81 e a rotunda a norte.
-
Entre as 16h00 e as 20h00: Corte de trânsito na Rua Paio Galvão, Largo do Toural (segmento poente), Rua Gil Vicente, Rua Francisco Agra, Avenida Conde de Margaride (junto à Rua D. João de Meira), e Avenida de S. Gonçalo (entre a Rotunda das Senhoras e a Alameda Dr. Alfredo Pimenta).
-
Entre as 16h00 e as 18h30: Trânsito condicionado na Alameda de S. Dâmaso, Largo do Toural (segmento nascente), Rua de Santo António, Largo República do Brasil, Avenida Alberto Sampaio, Rua Abade de Tagilde, Rua Dr. Eduardo de Almeida, Rua da Marcha Gualteriana e Rua Almirante Gago Coutinho.