A PROXIMIDADE É FUNDAMENTAL

por David Araújo

Empresário

Numa perspetiva de maior valorização local, o Mais Guimarães convida, quinzenalmente, um presidente de Junta de Freguesia de Guimarães a assinar um artigo de opinião, no qual são abordadas as temáticas que forem por estes tomadas como relevantes. A sequência segue a democrática ordem alfabética.

 A minha entrada na vida política surgiu no seio de um grupo de amigos. Estávamos no ano de 2013, quando por incentivo dos meus amigos e outras pessoas decidi candidatar-me à Presidência da Junta de Freguesia agora União das Freguesias.

O desafio era enorme, pois iniciava o meu percurso político com algumas situações desagradáveis e delicadas. Entre elas destaco o encerramento da escola básica de Rendufe e a população contra a agregação a minha responsabilidade era redobrada.

Devo dizer que, na minha opinião, todo o processo da reorganização administrativa do território das freguesias foi efetuado em cima do joelho. Deveriam ter havido outra sensibilidade junto do cidadão comum e das entidades com responsabilidades na matéria.

Depois de reunir uma excelente equipa, fizemos uma campanha política ativa, clara e séria. Andámos de porta em porta para que todos tomassem conhecimento das propostas que tínhamos em mente para concretizar no nosso primeiro mandato e para que todos vissem e conhecessem pessoalmente o futuro Presidente da Junta. Senti esta necessidade especialmente em Rendufe, uma vez que sou nascido e criado em Atães. Fiz questão de percorrer todas as ruas das duas freguesias pois considero que a proximidade é fundamental e para demonstrar a minha disponibilidade e as nossas ideias.

Em termos de obras destaco a requalificação das zonas centrais de Atães e Rendufe. A requalificação da zona central de Atães era uma obra fundamental, dado que serve toda a freguesia, Escola e Igreja. Em Rendufe, junto à igreja, é de facto deslumbrante ver como era e como ficou depois da nossa intervenção.

Além do que prometi, fizemos grandes obras como a pavimentação da Rua do Casal (Rendufe), Rua da Bela Vista (S. Cosme-Atães), Rua do Roupeiro e Rua 24 de Junho (Atães). Criámos um centro de convívio em Rendufe frequentado por 35 cidadãos, duas vezes por semana onde se realizam diversas atividades, entre elas a ginástica sénior que também existe em Atães. Adquirimos um terreno com 3 mil metros quadrados onde iniciaremos um parque de lazer. No próximo mês daremos inicio à construção de um ringue em relva sintética, que já se fala há mais de 25 anos, à pavimentação das ruas Stª Maria (Rendufe), Trav. Do Olival (S. Cosme-Atães), Rua das Biqueiras (Atães) e mais duas pequenas ruas em Rendufe.

Dou um forte apoio às instituições e estou a preparar um regulamento para a atribuição de subsídios a todas as coletividades das freguesias.

Como Presidente de Junta considero que devo ser aquela pessoa que está sempre ao lado do povo, aquele que não tem cor política, que vai a todas e que defende o seu povo intransigentemente. Um Presidente de Junta tem de estar sempre disponível e 24 horas por dia ao serviço das freguesias. É para mim um orgulho esta experiência política adquirida, trabalhar em prol destas comunidades.

Para finalizar destaco que o mais importante para mim são as pessoas, as obras que deixamos, pois o Presidente da Junta está aqui de passagem. Os políticos é que continuam, mas o que realmente fica são as melhorias (obras) nas freguesias. Assim sendo, anseio poder continuar a merecer a confiança dos cidadãos e dizer-lhes que comigo quando se promete cumpre-se! São as pessoas que representam as populações que fazem toda a diferença. E espero que esteja a fazer a diferença!

 

 

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?