A QUEDA DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE GUIMARÃES

Por Eliseu Sampaio.

Criada a 3 de Outubro de 1865, por alvará régio, a ACIG assumiu, ao longo dos seus 150 anos de existência, um papel determinante no desenvolvimento do tecido económico local e regional. A ACIG vai morrer sem que se perceba como pode ser possível tão poucos se preocuparem com este trágico desfecho.

Para que tenhamos noção da enorme perda que representa o fim da Associação Comercial e Industrial vimaranense, convirá olharmos para o passado glorioso desta instituição que, entre outras iniciativas que projetaram Guimarães, foi responsável pela organização da Exposição Industrial Concelhia de 1884, da Exposição Agrícola e Mercado Especial das Indústrias Vimaranenses em 1910, e das Exposições Industriais e Agrícolas de Guimarães dos anos 1923 e 1953.

A ACIG foi também proprietária de dois dos maiores centros de formação de Guimarães: O Centro de Formação CFIG, desde 1986, e a Escola Profissional CISAVE, desde 1991. Por estes centros passaram mais de 15.500 alunos. Ficou agora decidido, na que foi provavelmente a ultima Assembleia Geral da ACIG, que esta atividade passaria para a alçada da Associação Comercial e Industrial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, que assumiu a continuidade do percurso escolar dos cerca de 140 alunos inscritos.

Noutro contexto, a ACIG foi também impulsionadora da Marcha Gualteriana, ou Milanesa, uma das tradições vimaranenses com maior relevo, sendo responsável pela sua organização durante grande parte do Séc. XX.

A Missão da ACIG foi, durante 150 anos, servir as empresas, os empresários e a comunidade, e fica difícil compreender-se este alheamento vincado da sociedade vimaranense perante este anunciado fim.

Com a morte da ACIG vai-se também boa parte do orgulho vimaranense. Daremos conta disso um pouco mais à frente.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?