ACESSIBILIDADE DO PERCURSO PEDONAL DA MURALHA QUESTIONADA

Questão foi levantada pelo deputado João Almeida, que pediu atitude inclusiva ao executivo.

Houve quem não visse a ação do executivo da mesma forma que Paulo Silva, deputado socialista, que a caraterizou como “concreta” e de “cumprimento” na última Assembleia Municipal, em Ronfe. Entre exemplos como a Escola Básica de Caldas das Tapas ou o parque de estacionamento de Camões, o socialista destacou também a abertura do percurso pedonal no adarve da Muralha, apontando que a “conservação patrimonial” se faz através da sua “utilidade e funcionalidade”. Um “ícone” para quem visita o centro histórico desde a sua inauguração, o acesso ao interior da Muralha suscita, contudo, algumas questões por parte de deputados.

João Almeida, da CDU, disse mesmo: “Tive leve esperança com o novo presidente, mas parece que continuamos a fazer mal.” O deputado indicou que a “forma empolgada” com que Paulo Silva falou das obras interiores que se fizeram às escadas da muralha não batiam com a realidade: “É que a muralha é inacessível a cidadãos portadores de deficiência.” João Almeida criticou ainda: “Não me venham dizer que tecnicamente era impossível [tornar o acesso acessível a cadeiras de rodas]. Há outras instituições e zonas em Guimarães com elevadores exteriores que permitem a colocação de cadeira. Fizeram a obra pensando apenas numa parte da população.” Às críticas à obra, Paulo Silva reconheceu desconhecer se “neste, caso concreto, é possível ou não” a melhoria na acessibilidade. “O que posso dizer é que não é uma questão de melhoria da obra que faz de todo o resto uma má obra”, defendeu o socialista.

O percurso pedonal no adarve da Muralha foi inaugurado no verão deste ano. Na altura, a diretora do Museu Alberto Sampaio referia que a obra, “muito bem feita”, permitia “a todos usufruí-la”. João Almeida atirou, na Assembleia Municipal: “A cidade e o concelho têm de ter atitude diferente, inclusiva.”

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?