Alunos da Francisco de Holanda implantam arte nas paragens de Candoso São Martinho

Em Candoso São Martinho, três paragens de autocarro ganharam nova vida graças a um projeto artístico desenvolvido por alunos da Escola Secundária Francisco de Holanda, com coordenação da professora Alexandra Jordão e apoio da Junta de Freguesia.

© Eliseu Sampaio / Mais Guimarães

A iniciativa, que juntou arte urbana, património local e participação cívica, teve como base a proposta de um jovem da freguesia que sugeriu dar cor e significado a abrigos antes degradados e pintados apenas de branco. “Propôs pintarmos uns desenhos que ele próprio sugeriu”, contou Odete Lemos, presidente da Junta de Freguesia de Candoso São Martinho. “Achámos a ideia gira, requalificámos as paragens e, em contacto com a Escola Francisco de Holanda, propusemos um projeto educativo que trouxesse a arte à freguesia e aproximasse os alunos da cidadania”.

A execução contou com o empenho dos estudantes do Departamento de Artes da escola, sob orientação da professora Alexandra Jordão, que aceitou o desafio apesar das dificuldades logísticas e do pouco tempo disponível no terceiro período letivo. “É uma iniciativa de louvar, não só por permitir que uma escola participe na cidadania, mas por aceitar uma proposta de um jovem. É uma atitude pedagógica que permite que todos nós, como cidadãos, possamos melhorar”, afirmou a docente.

Foram três os abrigos transformados, cada um com um tema específico, escolhido em articulação com a história e identidade da freguesia. Uma das paragens retrata elementos económicos locais como o vinho, o milho e as fábricas; outra evoca brinquedos e lendas tradicionais; e a terceira destaca o património religioso, com especial foco na igreja da freguesia.

 

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS