CarClasse
CarClasse
Aprovado o apoio de 1,3 milhões para a reabilitação das piscinas dos bombeiros

A Câmara Municipal de Guimarães apoiará a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães no valor de 1,3 milhões de euros para os trabalhos de reabilitação das piscinas dos bombeiros.

© BVG

O valor atribuído será repartido por quatro anos: 400 mil euros em 2024, 300 mil euros em 2025, 300 mil euros em 2026 e 300 mil euros em 2027.

O apoio foi atribuído pelo “inequívoco interesse público de que se reveste a requalificação e modernização das Piscinas dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, pela função social que asseguram através do acesso da Comunidade à aprendizagem e prática da natação e de outras modalidades em meio aquático, bem como atendendo ao forte impacto das atividades em meio aquático para reabilitação funcional associada a doenças do aparelho motor, ao incremento da capacidade de obtenção de receitas por parte da Associação Humanitária e, bem assim, à dinamização comercial induzida pela reativação das piscinas”, acrescenta o documento.

A Câmara Municipal de Guimarães deixou também em aberto à Associação Humanitária dos Bombeiros de Guimarães a avaliação “com o município da possibilidade de celebrar acordos de cooperação que beneficiem a comunidade no acesso às piscinas”, pode ler-se na agenda da reunião de câmara desta segunda-feira, dia 25 de março.

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, está consciente de que este apoio “é muito expressivo”, mas acredita que “vale a pena, porque as piscinas dos bombeiros são da comunidade e são entendidas como um espaço que estava a realizar um serviço de apoio e acessibilidade à comunidade, nomeadamente para pessoas com idade e que precisam da natação para a sua saúde ou para os jovens e para a sua aprendizagem.”

O edil frisou que o espaço “precisa de uma beneficiação profunda, com novas energias e materiais, mas os Bombeiros Voluntários de Guimarães merecem esta reabilitação. Irão colocar as piscinas ao serviço da comunidade.”

Já Ricardo Araújo, vereador eleito pela coligação “Juntos por Guimarães”, considera que a atribuição do apoio “é de grande importância porque se trata da reabilitação de um equipamento importante no passado em Guimarães.”

O vereador acrescentou que as piscinas se encontram “numa zona nobre da cidade, cuja requalificação será um motivo de atração e dinamização daquela zona do centro de Guimarães.”

Relativamente ao projeto, Ricardo Araújo aponta que “não tenho dúvidas que tem grande qualidade seja para a prática desportiva ou para a criação de espaços que possam ser rentabilizados do ponto de vista comercial para os Bombeiros Voluntários de Guimarães.

O projeto para a reabilitação das piscinas dos bombeiros será apresentado à vereação municipal na próxima reunião de câmara, no dia 08 de abril.

No entanto, o projeto já foi apresentado aos associados dos Bombeiros Voluntários de Guimarães em Assembleia Geral, no dia 30 de janeiro. De acordo com João Pedro Castro, presidente da direção da corporação vimaranense, as obras deverão arrancar ainda em 2024.

A bancada que existe desaparecerá, “não estando previsto haver competição no edifício, o que não justifica a sua existência”, disse João Pedro Castro. Além disso, o projeto apresentado demonstra que haverá um segundo piso com cerca de 650 m2, incluindo zona de serviços (sete salas diferentes em 310 m2) e um espaço que deverá dar lugar a um ginásio (340 m2).

Os balneários serão completamente novos. Para o presidente da corporação, “aqueles que temos agora, além de estarem antiquados, estão desajustados em termos de rentabilização do espaço existente. Está prevista uma reabilitação total nos balneários.”

Recorde-se que as piscinas encerraram nos finais do ano de 2021 devido a uma auditoria feita ao local, que considerou haver condições deficitárias ao nível da segurança e higiene para os atletas mas também para os pais.

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES