Arranca hoje o Festival GUIdance 2026

O festival ocupa vários espaços culturais, como o Centro Cultural Vila Flor, o Teatro Jordão e o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, reafirmando-se como um dos eventos de referência da dança contemporânea em Portugal.

© DR

O GUIdance – Festival Internacional de Dança Contemporânea começa esta quinta-feira em Guimarães, voltando a transformar a cidade num palco alargado para a criação coreográfica nacional e internacional.

Promovido por A Oficina, o GUIdance apresenta uma programação que cruza espetáculos, estreias, masterclasses, debates e ações de mediação, aproximando artistas e público e alargando a experiência da dança para além dos palcos. Esta edição volta a apostar numa forte diversidade estética e geográfica, reunindo criadores consagrados e emergentes, companhias internacionais e projetos que cruzam a dança com outras linguagens artísticas.

O arranque do festival é marcado pela apresentação de obras de grande relevância no panorama coreográfico contemporâneo, incluindo criações de artistas como Olga Roriz, Janet Novás, Mercedes Peón, Daniel Mota, Daniela Cruz e a Compagnie Marie Chouinard, entre outros. Ao longo dos primeiros dias, o público poderá assistir a espetáculos no interior dos teatros, performances em espaços não convencionais da cidade, bem como participar em conversas pós-espetáculo e encontros com os artistas.

Programação

O arranque do festival está marcado para esta quinta-feira, dia 5 de fevereiro, com várias atividades e espetáculos programados ao longo de toda a semana:

5 de fevereiro (quinta)

10h10 – Embaixada da Dança (atividades educativas)

19h00 – Bailar Fora de Casa (performances públicas)

21h30 – Olga Roriz – “O Salvado” (CCVF)

6 de fevereiro (sexta)

Masterclass com Compagnie Marie Chouinard

21h30 – Janet Novás & Mercedes Peón – Mercedes máis eu

Talk com artistas após o espetáculo

7 de fevereiro (sábado)

16h00 – Debate Dança em Estado Crítico

18h30 – Tender Riot (performance coletiva)

21h30 – Compagnie Marie Chouinard apresenta Magnificat + BodyremixRemix

8 de fevereiro (domingo)

16h00 – Daniela Cruz – Ocelo

21h15 – Paraíso, de Daniel Mota

Ao longo da semana seguinte, o festival prossegue com mais encontros entre criadores e público, incluindo: Atividades de mediação e encontros educativos como Embaixada da Dança (diariamente) e sessões de Bailar em Casa; Masterclasses com Akram Khan Company e outros artistas convidados; Talks e conversas com os intérpretes após os espetáculos; Debates sobre temas atuais na dança contemporânea e, no sábado, 14 de fevereiro, a participação especial da Akram Khan Company, com a peça Chotto Desh, que encerra o programa principal do festival.

Os debates e conversas programados propõem uma reflexão crítica sobre os processos de criação, o papel do corpo na sociedade contemporânea e os desafios atuais da dança.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS