Arranca a reflorestação da montanha da Pedra Fina em São Torcato

O projeto agora iniciado visa devolver a fauna e a flora à montanha, assegurando a estabilização dos solos, permitindo a criação de trilhos e uma maior aposta no turismo de montanha.

© JF S. Torcato

A Vila de São Torcato, em parceria com o projeto Eco Escolas, deu inicio ao processo de reflorestação da montanha da Pedra Fina, na Vila de São Torcato.

Este é um local icónico para a vila, pois foi desse local foi extraída parte substancial do granito para a edificação da Basílica de São Torcato.

Após vários incêndios que devastaram a montanha nas ultimas décadas, a área ficou árida e surgiram arvores de espécies invasoras, refere a junta de freguesia liderada por Alberto Martins.

Esta situação, faz saber a autarquia, tem causado prejuízos nas zonas mais baixas da vila, devido à incapacidade dos solos em segurar as terras.

Assim, o projeto agora iniciado visa devolver a fauna e a flora à montanha, assegurando a estabilização dos solos, permitindo a criação de trilhos e uma maior aposta no turismo de montanha.

Ainda, segundo a junta de freguesia, serão necessárias milhares de árvores, que estão já a ser angariadas através de diversos programas, junto do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, outros dos parceiros do projeto, que “permitirão devolver ao local o “pulmão” de outrora, quer para a vila de São Torcato, quer para o concelho de Guimarães.”

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES