Arranca a reflorestação da montanha da Pedra Fina em São Torcato
O projeto agora iniciado visa devolver a fauna e a flora à montanha, assegurando a estabilização dos solos, permitindo a criação de trilhos e uma maior aposta no turismo de montanha.
A Vila de São Torcato, em parceria com o projeto Eco Escolas, deu inicio ao processo de reflorestação da montanha da Pedra Fina, na Vila de São Torcato.
Este é um local icónico para a vila, pois foi desse local foi extraída parte substancial do granito para a edificação da Basílica de São Torcato.
Após vários incêndios que devastaram a montanha nas ultimas décadas, a área ficou árida e surgiram arvores de espécies invasoras, refere a junta de freguesia liderada por Alberto Martins.
Esta situação, faz saber a autarquia, tem causado prejuízos nas zonas mais baixas da vila, devido à incapacidade dos solos em segurar as terras.
Assim, o projeto agora iniciado visa devolver a fauna e a flora à montanha, assegurando a estabilização dos solos, permitindo a criação de trilhos e uma maior aposta no turismo de montanha.
Ainda, segundo a junta de freguesia, serão necessárias milhares de árvores, que estão já a ser angariadas através de diversos programas, junto do Município de Guimarães e do Laboratório da Paisagem, outros dos parceiros do projeto, que “permitirão devolver ao local o “pulmão” de outrora, quer para a vila de São Torcato, quer para o concelho de Guimarães.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 22, 2024
O sinistro, cujas causas estão a ser investigadas pelas autoridades, provocou constrangimentos no trânsito, originando longas filas.
Dezembro 22, 2024
No regresso ao campeonato, o Vitória recebe esta segunda-feira o Nacional da Madeira, numa partida agendada para as 18h45.
Dezembro 22, 2024
O evento iniciou-se com uma atuação musical das crianças que frequentam a EB1/JI de S. Faustino, que interpretaram uma canção de Natal, desejando Boas Festas a todos os presentes.