ASMAV comemorou os 111 anos da República Portuguesa

A Associação Artística Vimaranense (ASMAV) celebrou esta terça-feira, 05 de outubro, aos 111 anos da Implantação da República, com a colocação de uma coroa de flores junto ao busto da República, em Guimarães.

Foto: ASMAV

Na noite anterior, na sua sede, localizada na Rua Gil Vicente, as comemorações incluiram o hastear da bandeira portuguesa, ao som do hino da cidade e do hino de Portugal. Pelo segundo ano consecutivo, e devido às restrições motivadas pela pandemia da Covid-19, a “Marcha Republicana” não saiu às ruas da cidade.

Esta Marcha sai, desde 2017, da sede da ASMAV e percorre várias artérias da cidade e do centro histórico vimaranense, ouvindo-se discursos “republicanos” nas varandas de alguns edifícios e “vivas” à Républica pelos participantes no cortejo, a maioria trajados a rigor, com vestes da época da implantação do regime republicano em Portugal.

Recorde-se que, em 2016, a Associação Artística Vimaranense ofereceu à cidade de Guimarães um busto da República que foi instalado no Largo das Hortas. Ao largo foi, entretanto, renomeado, sendo-lhe atribuída a designação de Largo da República. Na altura, os dirigentes da ASMAV, que foi procursora dessa alteração, consideravam “não fazer sentido Guimarães não ter na sua toponímia qualquer referência à República Portuguesa e, por exemplo, ter um Largo Republica do Brasil”.

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?