ASSINADO CONTRATO ENTRE A AUTARQUIA E A ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DO AMBIENTE

 

O Município de Guimarães em conjunto com a Associação Portuguesa do Ambiente (APA) vão monitorizar e avaliar as linhas de água. O contrato entre as duas entidades, assinado esta segunda-feira, prevê a realização de estudos para intervenções de prevenção e defesa do leito e margens da ribeira de Couros e rio Selho, situados na região hidrográfica do Ave.

Pimenta Machado, vice-presidente da APA, referiu na sessão que vai-se iniciar “uma primeira fase de muitas”, em que o objetivo principal é estudar, para caracterizar a rede hidrográfica e identificar os problemas. “Antes de investir, temos que estudar. Esta é uma primeira etapa, de etapas seguintes, para melhorar e valorizar as redes hidrográficas”, apontou, acrescentando ainda a importância de envolver a comunidade neste projeto.

Com o tema lançado, Domingos Bragança, presidente da Câmara, também apelou à sensibilização dos vimaranenses para a causa. “Nós não conseguimos fazer bem se não contarmos com todos. Quem estraga o nosso trabalho são os infratores, quer seja o cidadão comum que contamina o rio por negligência,  quer seja as empresas que o fazem também, espero de modo não intencional”, referiu o autarca. “Em 160 mil habitantes, basta cem para estragar tudo. Não podemos deixar”, disse Domingos Bragança.

Apesar de, ao longo dos últimos anos, ter sido observada a melhoria da qualidade da massa de água, contribuindo para tal a infraestruturação em termos de redes de drenagem e saneamento de águas residuais, as linhas de água do Município de Guimarães têm sido alvo de forte pressão, quer ao nível de rejeições de águas residuais urbanas, quer industriais, bem como dos fenómenos de cheias reforçando a necessidade de realização de estudos para estabelecimento de medidas de intervenção nas linhas de água e áreas envolventes de regularização fluvial.

A este contrato está associado um valor de 50 mil euros e está integrado no projeto AquaBioScape, realizado através do Laboratório da Paisagem.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?