Atualização do agregado familiar: prazo termina hoje
Atualização é feita no Portal das Finanças.

barra_familía
O prazo para os contribuintes atualizarem a composição do seu agregado familiar em 31 de dezembro de 2020, junto da Autoridade Tributária, termina hoje, sendo esta a informação que vai ser considerada pelo fisco na declaração do IRS.

A atualização do agregado familiar pode ser feita através do Portal das Finanças. Este procedimento é especialmente importante para os contribuintes que longo do ano passado mudaram de estado civil, tiveram filhos ou os viram ultrapassar a idade a partir da qual deixam de ser considerados dependentes e também para quem mudou de residência fiscal.
A comunicação do agregado familiar também tem que ser feita quando há guarda conjunta de dependentes. Neste caso é necessário indicar quem tem a responsabilidade parental, se existe residência alternada e qual a percentagem de despesa que cada progenitor tem a seu cargo.
Além de uma dedução específica por dependente, de 600 euros se tiver mais de três anos e de 725 euros com idade inferior, os pais podem usar as despesas relacionadas com a educação e saúde dos filhos para abater ao imposto.
A entrega da declaração do IRS ocorre de 1 de abril a 30 de junho e o reembolso ou pagamento do imposto tem como data limite 31 de agosto.





