Aumento do preço do gás natural na EDP e Galp vai interferir com a carteira das famílias
A EDP Comercial e a Galp confirmaram, esta quarta-feira, a subida dos preços do gás natural.

A EDP Comercial e a Galp confirmaram, esta quarta-feira, a subida dos preços do gás natural. No caso da EDP, o aumento será em média de 30 euros mensais, mais taxas e impostos.

A atualização da fatura deverá acontecer a partir de outubro e justifica-se pela escalada de preços do gás nos mercados internacionais, nos últimos meses. A situação foi agravada pela guerra na Ucrânia e pelas restrições ao abastecimento de gás russo, o que fez também aumentar o preço em outros mercados, como, por exemplo, no gás proveniente da Argélia.
Já a Galp referiu que o valor do aumento será indicado “brevemente” e apontou a “volatilidade” e aumento do custo como razões para a actualização.
“Face à volatilidade do mercado e ao respectivo aumento do custo do gás, a Galp confirma que irá proceder a um aumento dos preços do gás em Outubro, num valor a indicar brevemente”, disse fonte oficial da Galp, questionada pela Agência Lusa.
Por sua vez, a presidente executiva da EDP Comercial, Vera Pinto Pereira, anunciou a decisão de aumentar o preço do gás “em média, 30 euros na factura dos clientes” residenciais, os quais são acrescidos de “cinco a sete euros de taxas e impostos”.
Para cerca de 433.300 (dois terços) dos 650.000 clientes residenciais, que representam os consumos mais baixos, a subida do preço do gás terá um impacto médio de 18 euros mensais, antes de taxas e impostos, ou seja, o aumento rondará os 22 euros.
Os novos preços entram em vigor no dia 01 de outubro e, ao contrário do que é habitual, vão estar em vigor durante três meses, e não durante um ano.
A Galp tinha actualizado o preço do gás natural em 01 de Julho, com um aumento de cerca de 3,60 euros para o escalão mais representativo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Maio 8, 2025
O cardeal Robert Francis Prevost foi eleito nesta quinta-feira como o novo Papa da Igreja Católica, adotando o nome de Leão XIV.
Maio 8, 2025
O Conclave já decidiu, tocam os sinos no Vaticano, num [...]
Maio 8, 2025
As sessões decorrem no Auditório da Escola Secundária Francisco de Holanda, entre as 19h00 e as 20h30, e têm como objetivo esclarecer trabalhadores e empregadores sobre os seus direitos e deveres no contexto laboral.