BIBLIOTECA DO CAMPUS DE AZURÉM INAUGURADA
Reitor da Universidade do Minho, António Cunha, e Secretária de Estado do Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, realçaram importância da abertura do conhecimento aos alunos e à comunidade.
A inauguração da nova valência do polo de Guimarães da Universidade do Minho (UM) decorreu esta manhã, com as presenças do reitor, António Cunha, da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e do presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança.A nova biblioteca da UM, a funcionar em pleno desde o início do ano letivo, foi hoje inaugurada, com os presentes a destacarem a vocação “humana” do novo edifício de sete pisos, que alberga 400 lugares de trabalho e de estudo, além do arquivo bibliográfico.
O reitor da instituição de Ensino Superior realçou que o novo espaço permite o desenvolvimento educativo dos alunos, “seja em grupo”, “seja individualmente”, dizendo ainda ser um exemplo do “acesso aberto” que se pretende para a educação, ao estar disponível “24 horas por dia e sete dias por semana”.
“Um dos meus desportos favoritos é passar aqui à uma ou duas da manhã e ver os estudantes. Nunca vi a casa vazia. Há sempre alguém a estudar, o que é notável”, sublinhou António Cunha.
A Secretária de Estado responsável pelo Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, mencionou também a necessidade de abertura do conhecimento à comunidade, vincando que a questão vai além do “acesso”, e sugeriu que o cruzamento entre espaços universitários e espaços autárquicos pode ser uma solução.
“O saber é um bem público e tem de estar aberto a todos e acessível. É muito difícil impedir o acesso a uma pessoa que queira mesmo aprender”, comentou.
Já o vice-reitor, Rui Vieira de Castro, disse ser necessário valorizar tanto a “linha analógica”, como a “linha digital” para melhorar o “serviço” a todos os que utilizem o edifício com 2.800 metros quadrados, dotado de computadores, de um estúdio de fotografia e vídeo e também de um espaço de impressão 3D, além dos livros e documentos que integram o arquivo.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
A Berço Academia, novo espaço do Berço Sport Clube, foi inaugurada neste sábado, dia 02 de novembro, no antigo estádio de Sande S. Lourenço. Marco Aurélio, sócio fundador do clube, em declarações ao Mais Guimarães, reforçou que deseja que toda a gente veja o Berço como um "clube de futuro".
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.