Bombeiros das Taipas, Guimarães e Vizela no combate a incêndios em Fafe e Ponte da Barca

Os incêndios que lavram nos concelhos de Ponte da Barca e Fafe continuam a preocupar autoridades e populações. As chamas, alimentadas por temperaturas elevadas e vento forte, têm dificultado o trabalho dos bombeiros, que combatem os fogos há vários dias consecutivos.

© Pedro Almeida

Casas destruídas, animais mortos e aldeias cercadas são já algumas das consequências mais graves destes incêndios, num cenário que se agrava com a previsão de tempo quente para os próximos dias. No terreno, além das corporações locais, estão também bombeiros dos concelhos de Guimarães e Vizela, mobilizados em apoio às operações em curso.

Em Ponte da Barca, os Bombeiros de Guimarães atuam com uma viatura e dois operacionais. Os Bombeiros das Taipas reforçaram a resposta com quatro veículos e 10 elementos, enquanto os Bombeiros de Vizela se encontram no local com um carro de comando e uma viatura de combate a incêndios, contando com cinco operacionais, incluindo o comandante da corporação.

Já em Fafe, o apoio continua com a presença de uma viatura e quatro operacionais dos Bombeiros de Guimarães, e um veículo com cinco elementos da corporação das Taipas.

As condições no terreno são adversas e têm exigido um esforço constante das equipas de combate, que enfrentam não só o avanço das chamas, mas também o cansaço acumulado e a pressão de proteger populações e bens. As autoridades mantêm o apelo à responsabilidade da população, recordando a importância de evitar comportamentos de risco, numa altura em que o país continua em alerta devido ao perigo de incêndios florestais.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS