Bombeiros Voluntários das Taipas celebram 137 anos com ambição de “inovar”

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas comemorou o 137.º aniversário nesta quarta-feira, dia 01 de maio. A corporação também apresentou dois novos veículos, uma ambulância de emergência e um veículo Vale 02.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

O dia arrancou pelas 09h00 com o tradicional hastear da bandeira no quartel taipense, seguindo-se a romagem ao cemitério e a homenagem no Monumento do Bombeiro, na vila vimaranense. Posteriormente, os membros da corporação foram condecorados com a colocação das respetivas medalhas.

No final o auditório do quartel dos bombeiros das Taipas acolheu a sessão solene, em que o comandante dos bombeiros taipenses, Hermengildo Abreu, destacou a “força humana” que é a corporação. “Vamos levar por diante o projeto de mudança que faz esta casa ser mais ágil e mais apta para servir os interesses da população”, acrescentou.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Para Hermenegildo Abreu, a mudança significa “aprender a melhorar e inovar para dar respostas mais eficazes.” Com essa ambição, o comandante recordou que “o veículo de combate a incêndios é do século passado” e pediu ao presidente do município que “nos ajude a inovar. A equipa está preparada para as missões, mas os bombeiros querem sempre mais e melhor.”

O presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas, Luís Soares, agradeceu às várias entidades que ajudaram a “concretizar a missão para a qual os bombeiros voluntários foram criados”, nomeadamente ao município de Guimarães, às Juntas de Freguesia, às Paróquias e a toda a comunidade: “Quero agradecer à comunidade porque o valor angariado, que superou as nossas expetativas, permitiu-nos ter a ambulância.”

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Luís Soares expressou estar “muito tranquilo” por ter um corpo de bombeiros “sempre disponível para ajudar e propor melhorias”, recordando que a corporação taipense “é das únicas do distrito que não tem um único elemento do Comando a tempo inteiro. Fazem-no de forma voluntária e amadora.”

O presidente da Assembleia Geral da corporação, José Luís Oliveira, agradeceu todo o apoio “incansável” dado pelas diversas estruturas mas aponta “que é preciso um pouco mais: Temos uma piscina ao serviço da comunidade que precisa de uma interação forte e dispendiosa e os veículos precisam de ser substituídos.” José Luís Oliveira mostrou o seu orgulho pelo trabalho dos bombeiros, referindo que “são os anjos que aparecem nos momentos mais difíceis e de maior a aflição da população.”

Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, admitiu estar disponível para apoiar nos trabalhos de requalificação das piscinas dos bombeiros taipenses: “A Câmara estará sempre disponível para ajudar na frota de veículos e equipamentos. Se as piscinas robustecem essa qualidade dos bombeiros e são da comunidade como as da cidade, trabalhem com o projeto e será assegurado pela Câmara e estabelecido o quadro de apoio.”

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

Todavia, o edil pede que “todo o apoio seja coordenado com as instâncias nacionais e regionais para que o esforço não seja todo da Câmara Municipal. A envolvência da comunidade é muito importante porque também se sente bombeira.” Por fim, Domingos Bragança demonstrou “gratidão com todos (os bombeiros) através dos 137 anos” e desejou um “futuro melhor”.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas das Taipas também apresentou os seus dois novos veículos. Trata-se de uma ambulância de emergência, que chegou à corporação fruto da angariação de fundos “Escreva o seu Nome na Ambulância”, e um veículo Vale 02. O padre José Agostinho fez a bênção dos automóveis.

© Leonardo Pereira/ Mais Guimarães

 

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES