Bombeiros Voluntários de Guimarães registam novo máximo de serviços prestados em 2023
Em 2023, os Bombeiros Voluntários de Guimarães prestaram 12.874 serviços, o maior número de sempre. Com esse número, a corporação bateu os números de 2022, em que foram registadas 11.973 ocorrências, superando-o em 901 casos.
Com uma média diária de 35 ocorrências, os números de serviços prestados ultrapassam os registos dos anos da pandemia da Covid-19. Grande parte das solicitações efetuadas pela população, tratam-se de socorro no domínio da saúde com transporte urgente de doentes.
João Pedro Castro, presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Guimarães, considera que o recorde de serviços volta a “honrar a nossa história de 146 anos de vida, com uma forte tradição humanitária e solidária, que muito nos orgulha e que procuramos sempre e diariamente reforçar e melhorar.”
O dirigente da corporação reconhece o trabalho de “todo o corpo ativo e o comando da nossa corporação, homens e mulheres que nunca se poupam a esforços para colocarmos sempre o melhor dos BVG ao serviço de toda a nossa população.”
“Colocamos sempre os nossos meios ao dispor dos sócios e de toda a população, desde a emergência a acidentes, combate a incêndios, transporte de doentes, auxílio em cheias e outras ocorrências, etc. Os vimaranenses podem estar seguros da nossa ação e proteção em todos os momentos», assegura o comandante dos BVG, Bento Marques.
João Pedro Castro recorda que a corporação tem vindo a reforçar a equipa, bem como o parque automóvel: “Temos vindo a adaptar e a reforçar a nossa estrutura com o juramento da bandeira de 16 novos bombeiros, em 2023, sendo que temos, neste momento, mais 12 em formação. Também reforçámos o parque automóvel com mais uma ambulância. Contudo, este número de serviços testa, diariamente, a nossa operacionalidade, pelo que precisamos do apoio generoso da comunidade para conseguirmos continuar a reforçar a nossa operacionalidade”.
Por fim, João Pedro Castro agradece, em nome da instituição, a “todos quantos nos apoiam, mas precisa sempre que cada vez mais vimaranenses se façam sócios dos Bombeiros de Guimarães, de forma a garantirmos uma fonte de receita mais permanente e equilibrada. Estou certo que todos entendem a necessidade de todos darmos o nosso generoso contributo a esta nobre causa dos bombeiros.”
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 19, 2024
Na antecâmara das comemorações do 102.º aniversário, o Vitória Sport Clube quer vestir a cidade de preto e branco e espalhar o símbolo do clube pelas varandas de Guimarães. Para isso, está a levar a cabo uma campanha que se estende pelo concelho.
Setembro 19, 2024
Helena Machado, investigadora vimaranense, ganha financiamento de 2.4 milhões de euros para desenvolver investigação os próximos cinco anos.
Setembro 19, 2024
A AVE - Associação Vimaranense para a Ecologia - vai fazer a apresentação pública do Relatório do Estado da Mobilidade Urbana em Guimarães, no próximo sábado, 21 de setembro, pelas 18h00, na sede da União de Freguesias da Cidade, situada no Centro Comercial S. Francisco.