Braga vai investir um milhão de euros em duas praias fluviais

O Município de Braga acaba de lançar os concursos públicos para a execução das praias fluviais do Cavadinho, na freguesia de Crespos, e de Navarra.

Paia do Cavalinho, Braga. Foto: DR

Com um investimento superior a um milhão de euros, as intervenções inserem-se numa política de requalificação das margens do Cávado e cumprem o objetivo de dotar o concelho de uma rede municipal de praias fluviais.

“Braga vai ganhar mais duas praias fluviais com todas as infraestruturas necessárias que vão conferir conforto e segurança aos seus utilizadores”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga.

As duas novas praias vão permitir “diluir a pressão que existe sobre a Praia Fluvial de Adaúfe que anualmente atrai muitos milhares de visitantes”. “Estas intervenções vão criar alternativas à praia de Adaúfe, apresentando as condições de excelência que tiram partido da grande beleza paisagística dos locais onde se situam”, afirma Ricardo Rio. O presidente da Câmara lembra que as praias fluviais do concelho “têm como mais-valias a qualidade da água, a segurança, a existência de informação e educação ambiental, a gestão ambiental e equipamentos de apoio”.

Depois do processo de cedência dos terrenos junto às margens do rio Cávado, ocorrida no passado mês de agosto, o Município avança agora com o concurso público para a execução da Praia Fluvial do Cavadinho. Orçada em 437 mil euros (a que acresce a taxa de IVA em vigor) e com um prazo de execução de dez meses. Esta praia Fluvial foi distinguida pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza com o “Galardão de Qualidade Ouro”.

O projeto inclui a criação de um parque de estacionamento, a renovação do caminho de acesso ao rio com a reconstrução generalizada dos muros; a articulação com o canal da Ecovia do rio Cávado, a criação de um parque de merendas e de um bar/equipamento de apoio fluvial.

Na Praia Fluvial de Navarra, a intervenção representa um investimento de 451 mil euros (a que acresce a taxa de IVA em vigor) e vai incidir sobre quatro pontos: construção de um parque de estacionamento; o largo entre o estacionamento e bar/equipamento; acessos e fruição da margem; e a construção de um bar de apoio.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?