BRIGADA VERDE DE PONTE PLANTA ÁRVORES NA ESCOLA

O Centro Escolar de Ponte e a Câmara Municipal de Guimarães uniram-se para plantar árvores de fruto, no âmbito do projeto CRIAR, da Brigada Verde daquela freguesia.

Foram plantadas 12  laranjeiras, oito macieiras, seis castanheiros e igual número de limoeiros e ameixoeiras, além de carvalhos e tílias, numa iniciativa ambiental que assinalou a comemoração do Dia Nacional da Água, promovida pela Junta de Freguesia de Ponte, em parceria com o Município e o Agrupamento de Escolas Arqueólogo Mário Cardoso.

Em nota enviada às redações, a Câmara Municipal explica que a ação, que se realizou no âmbito do projeto CRIAR, da Brigada Verde de Ponte, contou também com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, do presidente da Junta de Freguesia de Ponte, Sérgio Castro Rocha, do diretor do Agrupamento de Escolas, Artur Monteiro, do presidente da Associação de Pais, Paulo Esteves, entre outras personalidades.

O desafio foi lançado no âmbito do programa “Guimarães Mais Verde”, desenvolvido ao abrigo da candidatura a Capital Verde Europeia 2020 e que pretende “abranger todas as freguesias do concelho”, referiu Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, mencionando “a componente pedagógica” desta iniciativa e o significado que representa “uma ação que envolve a comunidade escolar”.

Sérgio Castro Rocha, presidente da Junta de Ponte, afirmou que, no âmbito do projeto CRIAR, serão igualmente os alunos a plantar flores e plantas nos canteiros e nos jardins da vila. “Damos raízes à responsabilidade ambiental e cívica. Colocamos nas mãos de todos as ferramentas da cidadania participativa em prol de um futuro mais verde”, disse.

A Brigada Verde reúne voluntários de todas as idades e de várias entidades, desde escolas, escuteiros, empresas, Associação Portuguesa do Ambiente e Instituto de Formação Profissional, tendo já inscritas perto de uma centena de pessoas que, voluntariamente, limpam as margens do rio Ave, áreas diversas de terreno e eliminam focos de poluição, além de procederem à plantação de arbustos e de flores, no âmbito do projeto CRIAR, a vertente pedagógica deste programa.

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?