BRITO, UMA VILA INCLUSIVA COM ELEITOS LOCAIS E ELEITORES

por Fátima Saldanha

Presidente da Junta de Freguesia de Brito

Brito é uma Vila do Concelho de Guimarães, que fica a cerca de cinco quilómetros da cidade, rodeada pela União de Freguesias de Oleiros, Figueiredo e Leitões, Vila de Ronfe, União de Freguesias de Vermil, Airão São João e Airão Santa Maria, freguesia de Silvares, união de freguesia de Vila Nova de Sande e Sande S. Clemente, Vila de Selho São Jorge e ainda pela Vila de Ponte. Tem uma área de 5,90 Km2 e de acordo com os últimos censos, do ano 2011, tem 4.939 habitantes.

Comparando com as nove Vilas do Concelho de Guimarães, Brito é a terceira maior em número de habitantes, tendo a mesma posição em termos de área, requerendo assim muita disponibilidade da parte dos eleitos para a sua governação.

Por falar em disponibilidade, certo é que um eleito deve ter como objetivo trabalhar com espírito de elevada missão, proporcionar o bem-estar da população e a sua evolução, bem como estar sempre próximo dos eleitores. Os eleitos locais são as pessoas escolhidas para governar as freguesias, os eleitores são aqueles que detêm o poder de escolher e eleger os eleitos. Bom os eleitos têm deveres, mas os eleitores também têm, pois só o conjunto poderá dar bons resultados. E como?

Para que os representantes do povo, neste caso os eleitos possam trabalhar no sentido de ir ao encontro das reais necessidades da sua população, necessitam de saber ouvir, precisam de ter um olhar atento e perceber onde estão as reais necessidades e os eleitores têm de ser responsáveis, mais participativos no trabalho promovido pelos eleitos, reportarem as necessidades reais e não interesses próprios onde o único benefício será o deles. A governação séria só faz sentido quando engloba todos e beneficia um conjunto de pessoas ou bens.

Neste sentido, consideramo-nos uma Vila que inclui todas as pessoas, ouvindo-as e  nas diversas atividades, desde as diversas instituições, escolas, associações e grupos informais de dança ou desporto.

Na solidariedade, muitas atividades têm vindo a ser realizadas. Por exemplo, no passado mês de Dezembro, em parceria com o Brito Sport Clube realizou-se um jogo de futebol onde “todos”, população em geral, associações, IPSS e grupos de desporto participaram com o intuito de angariação de alimentos para as famílias mais necessitadas. O ponto crucial para o sucesso desta iniciativa foi sem dúvida “todos” terem dito Sim.

Na Cultura, envolvemos constantemente as diversas associações, escolas, IPSS, CNE, grupos de dança e Desporto para juntos promovermos a cultura nas suas mais variadas áreas. A verdade é que mesmo havendo um longo caminho a percorrer, muito se tem feito na nossa Vila ao nível da cultura e certamente muito continuaremos a fazer.

No Desporto, efetuámos obras de beneficiação no Campo de Futebol do Brito Sport Clube e sempre que solicitado estamos presentes, contribuindo assim para que o desporto seja uma referência, principalmente ao nível da formação de atletas. Ainda no desporto, realizamos recentemente uma caminhada solidária, organizada pela CSIFOESTE, mas com a colaboração da nossa Vila, cujo sucesso da mesma se deve novamente a inclusão de todos, isto é com ajuda dos grupos de desporto informais, existentes na nossa Vila.

A existência destes grupos de desporto são muitos importantes e excelentes iniciativas para a promoção e realização desporto gratuito para todos, que valorizam e enriquecem Brito.

Relativamente à Informação, publicámos em formato físico (papel) e online o Boletim Informativo, órgão de ligação entre os eleitos e a população ou eleitores. Claro está que, só com uma equipa de eleitos disponíveis para os eleitores foi possível a sua concretização. Desenvolvemos ainda canais de comunicação através das redes sociais e colocámos em funcionamento o site da Junta de Freguesia.

Na Ação Social, promovemos a saúde, onde disponibilizámos todos os dias da parte da manha, um enfermeiro que presta auxílio à população de Brito. Com uma população cada vez mais envelhecida, estamos a desenvolver um projeto social, denominado por MOVEBRITO, com intuito de promover o convívio entre as pessoas reformadas ou isoladas. Têm sido realizadas atividades muito gratificantes para os participantes e nós, os Eleitos, sentimo-nos orgulhosos e felizes por isso. Também, proporcionámos diariamente apoio psicológico, bem como aconselhamento jurídico à população.

Ao nível das obras de requalificação urbana, limpeza e higiene, desenvolvemos no quadro das nossas competências, a manutenção das Escolas, as limpezas das diversas ruas e dos espaços verdes, melhoramentos de acessibilidades e articulámos com os serviços municipais as ações de varredura e ajardinamentos.

Estamos certos que podemos seguir em frente e palmilhar mais caminho, conscientes e convictos das novas realidades, dos novos desafios e dos novos tempos. Também estamos certos que podemos contar com todos os Britenses, pois são parte integrante da dinâmica do nosso trabalho. Agradecemos a todos os que souberam e quiseram dar o seu contributo para a afirmação do nosso trabalho.

Nós, os eleitos locais continuaremos aqui para vos ajudar.

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?