Bruno Fernandes defende estratégia para o turismo de proximidade

O candidato pela Coligação Juntos por Guimarães à Câmara Municipal de Guimarães, Bruno Fernandes, reuniu, na manhã desta terça-feira, dia 11 de maio, com a Associação Vimaranense de Hotelaria (AVH).

“Neste momento, é preciso uma estratégia para o curto prazo, que garanta que os setores do turismo, da restauração e do comércio em geral, sobrevivem, para mais à frente continuarem a gerar valor, como faziam até ao início desta pandemia”, afirma Bruno Fernandes.

O candidato à Câmara Municipal recorda o plano estratégico que Guimarães encomendou para o turismo, a uma empresa externa, em 2018. “Conhecemos a apresentação pública que foi feita desse projeto, que devia ser implementado entre 2019 e 2029, mas, passados dois anos, ainda não vemos nada de concreto no terreno”, refere.

Acrescenta ainda que este programa “deve ser desenhado em parceria com os agentes do setor e deve privilegiar a promoção de Guimarães por todo o país e em Espanha, procurando atrair o turismo de proximidade. A dinamização do espaço público com atividades culturais, no respeito pelas medidas de segurança, deve ser outra vertente deste programa imediato, promovendo Guimarães como um destino seguro”.

Bruno Fernandes critica a avaliação e reajustes do plano. “Uma estratégia pensada para 10 anos, num momento em que nem se imaginava que esta pandemia podia ser possível, pode não se revelar a mais adequada para o momento atual. Se for assim, tem que ser reajustada. Qualquer plano estratégico contempla momentos de avaliação e reajustes. Não podemos esperar por 2029 para depois concluirmos que o plano não funcionou”.

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