Bruno Fernandes: “Guimarães não pode desistir do Santuário de Santa Maria Madalena”

Bruno Fernandes visitou no passado sábado, dia 27 de março, a freguesia de Longos. O candidato à Câmara Municipal, pela Coligação Juntos por Guimarães, teve oportunidade de constatar com os representantes locais algumas das preocupações das gentes daquela freguesia.

“A população mantém uma preocupação, tanto mais que a questão parece arredada das considerações da Câmara Municipal, sobre a pertença do Santuário de Santa Maria Madalena”, pode ler-se em nota enviada às redações.

Apesar de existirem documentos que comprovam a localização do templo no concelho de Guimarães, o Programa Intermunicipal para os Sacro Montes, repetidamente anunciado desde 2017, insiste numa partilha administrativa do espaço.

“Apesar de ter muito e belo património, Guimarães não se pode dar ao luxo de abdicar de um Monumento Nacional”, afirma Bruno Fernandes, solidarizando-se com a causa dos habitantes de Longos.

O líder da Coligação Juntos por Guimarães reconhece a importância do investimento concertado entre os dois concelhos, “num território onde se juntam o Santuário de Santa Maria Madalena, o Caminho Real (que liga a igreja a Guimarães), a Citânia de Briteiros, o Castro de Sabroso e os Santuários existentes no concelho de Braga. A importância desta zona do concelho é histórica e patrimonial, ambiental (pela mancha florestal envolvente), turística e, por todas as anteriores, económica. É por isso que não se percebe que apesar de tantos anúncios de intenções a estrada M585, que liga Longos ao Santuário e à Falperra, esteja num estado de conservação lastimável”.

“Para as gentes de Longos, a atitude da Câmara face à conservação da estrada reflete a posição de desistência do Município face ao Santuário de Santa Maria Madalena”.

“De outra forma, como é que se explica que a estrada não tenha sido repavimentada até à extrema do concelho, permitindo um acesso condigno àquele monumento?” – Questiona Bruno Fernandes.

O candidato da Coligação Juntos por Guimarães termina afirmando que estando na presidência da Câmara de Guimarães, “os habitantes de Longos e todos os vimaranenses podem contar com a defesa intransigente dos interesses do concelho em todas as latitudes”.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?