CAAA: Exposições de Hilda de Paulo e de Tales Frey abrem o ano

As exposições de Tales Frey e Hilda de Paulo marcaram o inicio do ano, no dia 9 de janeiro, no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura.

Na exposição de Tales Frey, há uma abstração dos corpos, que aparecem ora em estados híbridos ora transformados em linguagens gráficas, consistindo em quase ideogramas subversivos, suscitando uma espécie de alfabeto e linguagem que escapam da insistente base falologocêntrica da nossa cultura e, ao mesmo tempo, confirmam criticamente os seus signos compostos como abecedários diferentes dos hegemônicos.
“Entre a Tensão e o Delírio” reflete como os corpos são moldados a partir de uma comunicação fundamentada em símbolos, os quais são massivamente difundidos, desde a aprendizagem fundamental até a comunicação publicitária, onde códigos são transformados em corpos padronizados de acordo com um status quo vigorante.

A exposição tem curadoria de  Estefânea Tumenas.

Princesinha do Cerrado, Exposição de Hilda de Paulo

Hilda de Paulo nasceu e viveu na cidade conhecida frequentemente como “Princesinha do Cerrado”, nos anos de 1930. Inhumas-GO/Brasil é a cidade onde a artista transdisciplinar Hilda de Paulo nasceu e viveu até a sua adolescência. Nesta exposição, repleta de confissões que sublinham o caráter autobiográfico do conjunto de obras, a artista retoma um projeto não-concluído de autoficção para abordar a sua transexualidade e o modo como as sociedades lidam com os corpos dissidentes.

Nas suas livres investigações de cores em pinturas que aparecem tanto em suportes convencionais como de modo expandido, há referências a elementos da natureza apontando forças cósmicas, indicando a existência humana como uma pequena forma de vida num universo tão maior, justamente para enfatizar a interdependência entre tudo que há ao nosso redor.

A curadoria da exposição é assegurada por Suzana Queiroga.

Ambas as exposições são visitáveis entre 9 e 20 de janeiro.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?