Caldas das Taipas celebra 80 anos de elevação a Vila

 © Direitos Reservados

A Vila de Caldas das Taipas comemora este ano o seu 80º Aniversário de elevação a Vila. As comemorações pretendem assinalar “uma data marcante na história da Vila das Taipas que resulta do reconhecimento, em 1940, pela República Portuguesa da importância da povoação de Caldas das Taipas”, refere a Junta em comunicado.

Com vista a comemorar a efeméride, a Junta constituiu uma Comissão da Executiva que programou um conjunto de atividades culturais e desportivas que se estendia pelo ano todo. Contuddo, a situação de emergência e de calamidade pública resultada pelo Covid-19 reduziu, para já, o programa, centrando-o no dia 19 de junho. O desenvolvimento futuro das restantes atividades será alvo de avaliação caso a caso.

O dia 19 de Junho começará com uma salva de foguetes e um vídeo que relata a efeméride de elevação da Vila. Ao longo do dia estará patente no centro da Vila a exposição “Caldas das Taipas na coleção de fotografia da Muralha”.

Às 10 horas será apresentado o livro “A lenda da Ara de Trajano”, elaborado por alunos da Escola do Pinheiral e a cerimónia terá divulgação pública pela Internet. Durante a tarde, serão disponibilizadas mensagens online no sítio e Facebook oficial da Junta de Freguesia, nomeadamente de Domingos Bragança (Presidente da Câmara Municipal e da Comissão organizadora); Luís Soares (Presidente da Junta de Freguesia de Caldelas); Manuel Ribeiro (Representante da Coligação de partidos “Juntos por Guimarães”); Augusto Mendes (Representante do Partido Socialista) e Sérgio Araújo (Presidente da Assembleia de Freguesia de Caldelas).

Um Quarteto da Banda de Música de Caldas das Taipas participará com momento musical. A difusão será efetuada pelo Facebook da Junta de Freguesia de Caldelas – Vila de Caldas das Taipas.

Sessão Solene da Assembleia de Freguesia não se realiza

A Junta de Freguesia, a Mesa da Assembleia de Freguesia, bem como os Líderes das Bancadas Parlamentares consideram que “as condições necessárias não conferem a dignidade ao marco histórico que se pretende assinalar”, assim como “não conferem o justo e merecido reconhecimento público de todos aqueles cidadãos que se pretendia distinguir”. p

Recorde-se que a Assembleia de Freguesia de Caldelas reúne-se, a cada 19 de junho, para Sessão Extraordinária (Solene), com a exclusiva finalidade de assinalar as comemorações dos aniversários da elevação da Povoação de Caldas das Taipas a Vila.

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?