CÂMARA MUNICIPAL CELEBRA PROTOCOLO COM A ASSOCIAÇÃO DIGNITUDE

A Câmara Municipal de Guimarães assinou, na manhã desta terça-feira, 27 de março, um protocolo com a Associação Dignitude, com o objetivo de garantir à população mais carenciada do concelho o acesso a medicamentos. A facultação dos medicamentos será feita através do projeto ”Abem: Rede Solidária do Medicamento”, uma iniciativa da Associação Dignitude, que conta com o apoio de várias instituições de solidariedade social e entidades ligadas à saúde, nomeadamente as associações de farmácias.
Na sessão solene, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, Domingos Bragança, a vereadora da Ação Social, Paula Oliveira, o representante da Delegação Norte da Associação Nacional de Farmácias, Francisco Faria, e o gestor do projeto “Abem”, da Associação Dignitude, Tiago Gonçalves.
No seu discurso, Domingos Bragança referiu a importância e necessidade do apoio solidário para que todos possam ter uma vida digna, insistindo na ideia de que “a nossa responsabilidade, como cidadãos, é ajudar quem precisa”. O presidente da Câmara afirmou que o Município de Guimarães aderiu a esta iniciativa com base na forte convicção de que “só resolvendo a pobreza é que estaremos em condições de resolver todos os outros problemas”, e salientou que o projeto “Abem” é um esforço de várias entidades para uma resposta firme e extensa, através da cooperação entre as instituições sociais e as de saúde, aos problemas do acesso às condições de saúde elementares, como é o caso do acesso aos medicamentos. Domingos Bragança lembrou ainda que o município de Guimarães está fortemente empenhado na criação de uma Incubadora de Base Social que funcione como um núcleo de pensamento vocacionado para a ação, envolvendo a Universidade, as Instituições de Solidariedade Social, os especialistas e outras áreas do saber. O objetivo é uma intervenção que possa dar uma resposta estruturada a uma situação complexa, fazendo de Guimarães um território com uma forte preocupação social e solidária.
A Dignitude tem por missão o desenvolvimento de programas solidários de grande impacto social, que promovam a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses, pretendendo assumir-se como uma Plataforma de Responsabilidade Social. O programa “Abem” tem por objetivo garantir o acesso ao medicamento, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica e que seja portador de receita médica. A sua operacionalização está alicerçada na capacidade e logística da rede das Farmácias Portuguesas. A identificação e referenciação dos beneficiários do programa Abem” será assegurada pela Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães, tendo já sido referenciadas 100 pessoas.
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2018 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?