Capela da Senhora Ajuda celebra centenário da transladação




No domingo, dia 09, assinalou-se o centenário da trasladação da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, em Moreira de Cónegos. Uma missa campal  presidida pelo cónego José Paulo Abreu coadjuvado pelo padre António Matos, marcou as cerimónias.

Foto: Junta de Freguesia de Moreira de Cónegos

As festas em honra de Nossa Senhora da Ajuda não se realizaram este ano com a pompa habitual, devido às restrições sanitárias, porém, os 100 anos da trasladação da capela não ficaram esquecidos. Para pontuar esta data, além da missa solene, foi feita uma procissão itinerante, foram  inauguradas as obras da capela e um memorial, com uma imagem de Nossa Senhora da Ajuda, no lugar onde se situava a anterior pequena capela, datada do século XVI.

A missa campal foi transmitida pela TVI e dessa forma chegou a todo o país e à comunidade vimaranense e  portuguesa em geral, por esse mundo fora. O cónego José Paulo Abreu, numa homilia muito virada para os problemas dos tempos que vivemos, falou das doenças, das migrações e das situações que colocam à prova o ser humano. “É fácil percorrermos a vida de Nossa Senhora e percebermos essa predisposição à benfeitoria que marca toda a existência de Maria”, lembrou o cónego.

A Comissão de Festas de Nossa Senhora da Ajuda, liderada por Vitélio Leite, aproveitou a ocasião para reconhecer o trabalho do padre António Matos, de saída da paróquia de Moreira de Cónegos.“Em todos esses momentos ele esteve sempre presente e teve sempre uma palavra de apoio, de conforto, de carinho e de atenção. Queremos dizer-lhe, muito obrigado pela sua dedicação e colaboração incansável, não só na preparação desta comemoração como também pelos 23 anos de trabalho na nossa freguesia. Temos a certeza que ficará eternamente no coração e na lembrança de todos os moreirenses”.

A atual Comissão de Festas irá manter-se em funções em 2021.

 

 

 

©2020 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?