Carolina Vila-Chã é a nova diretora da Escola Superior de Desporto do IPCA
Carolina Vila-Chã é a primeira diretora da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos (ESDBESB) do IPCA, em Guimarães, e tomou posse esta terça-feira.

Na tomada de posse que decorreu esta terça-feira, no Campus, a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, felicitou a nova diretora, confiante de que a Escola surge num momento em que as áreas do desporto e da saúde ganham um protagonismo renovado, tanto em termos de políticas públicas como de interesse social. “Estamos certos de que a Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos do IPCA se tornará um espaço de excelência, inovação e investigação, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento e para a formação de profissionais que farão a diferença na sociedade”.
Maria José Fernandes lembrou, ainda, que este será provavelmente o seu “último projeto estruturante, que nasce por uma vontade própria do IPCA de responder aquilo que a região precisa”, já que, até agora, não havia no distrito oferta de ensino superior na área do desporto.

© IPCA
A nova diretora assumiu o desafio de liderar uma Escola que promete ser um centro de referência na formação de profissionais altamente qualificados. Na sua intervenção, Carolina Vila-Chã destacou a importância do “crescimento da instituição e do seu impacto na comunidade, agora através das áreas da atividade física, do desporto e do bem-estar, em que os mais recentes avanços tecnológicos serão um importante aliado na formação de profissionais cada vez mais qualificados, capazes de desenvolver e dinamizar intervenções com real impacto na comunidade e, mais importante, na qualidade de vida das pessoas”.
A Escola será também a primeira a arrancar fora do Campus do IPCA, pelo que a Diretora revelou que haverá um especial cuidado no acompanhamento dos estudantes para que se sintam integrados no espírito académico e no espírito do IPCA.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Abril 24, 2025
A Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva - ANCCT), instituição responsável pela rede de centros de Ciência Viva, divulgou uma lista de diversos financiamentos ao Centro de Guimarães, ultrapassando os 76 mil euros, a que se somam os pagamentos aos professores alocados ao projeto e um financiamento do Norte 2020, de mais de 116 mil euros.
Abril 24, 2025
A Arquidiocese de Braga convida todas as paróquias, comunidades e instituições a unirem-se num gesto simbólico de comunhão e oração.
Abril 24, 2025
Guimarães foi um dos locais onde se realizaram buscas domiciliárias no âmbito da investigação. Foram detidas nove pessoas, com idades entre os 19 e os 45 anos.