Casa dos Bombos – Peixoto Costa dá a conhecer os seus produtos durante as Gualterianas

Venda, aluguer, afinações e todo o tipo de reparações. O jovem artesão Maurício Costa é há vários anos o proprietário da conceituada Casa dos Bombos – Peixoto Costa.

Quem quiser conhecer melhor os produtos da Casa dos Bombos – Peixoto Costa pode fazê-lo na Alameda de S. Dâmaso, na XXIII Feira de Artesanato de Guimarães, até 2 de agosto.

“Esta exposição serve, no global, para mostrar os nossos produtos. No nosso caso queremos mostrar que não nos concentramos apenas nas Nicolinas. Nós trabalhamos noutras áreas, como grupos e fanfarras, em Portugal e no estrangeiro, sempre com a qualidade como principal foco”, começa por referir Maurício Costa, ao Mais Guimarães.

Apesar de a Feira de Artesanato ainda estar numa fase inicial, Maurício reconhece os benefícios, sobretudo pelo contacto mais próximo com as pessoas. “Vêm especialmente tentar saber onde é que nos localizamos. Algumas pessoas ainda desconhecem. Estamos a ter uma exposição muito positiva”, adianta.

A Casa dos Bombos – Peixoto Costa fica situada em Creixomil, na Calçada da Senhora da Luz, por trás da capela. O Maurício está por lá o ano todo. As marcações podem ser feitas através do contacto: 910 652 052.

Uma paixão que passa de geração em geração

“O meu avô era tocador de caixa e fazia parte dos antigos tocadores. Então o bichinho começou logo aí”, recorda Maurício Costa. “Desde cedo que comecei a tocar bombo e caixa, a participar nas Nicolinas”, diz. O interesse que o vimaranense demonstrou pelos instrumentos tradicionais das Festas Nicolinas foi tanto que decidiu desmontar uma caixa, para ver como as coisas funcionavam, com apenas 15 anos de idade. “A partir daí, comecei a afinar caixas dos meus amigos, ajudava também a repará-las. Foi como tudo começou”.

A Casa dos Bombos – Peixoto Costa distingue-se pelos materiais usados e pela mão de obra. Ali tudo passa pelas mãos de Maurício Costa, para que o toque esteja perfeito em todas as ocasiões.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?