Casa do Lanceiro adquire raro capacete do Regimento de Cavalaria Nº2 – Lanceiros de 1918

Trata-se de um centenário capacete de oficial de cavalaria do Regimento de Cavalaria Nº2 de 1918, do período da Primeira Guerra Mundial.

Capacete-lanceiros

A Associação Veteranos Lanceiros de Portugal adquiriu mais uma peça “muito rara” para o espólio do seu museu, localizado no  Convento de Santo António dos Capuchos, em Guimarães. Trata-se de um centenário capacete de oficial de cavalaria do Regimento de Cavalaria Nº2 de 1918, do período da Primeira Guerra Mundial.

© Direitos Reservados

Segundo Fernando Rego, presidente da direção da associação que tem sede na cidade-berço, esta aquisição “vem dar uma acrescida dignidade ao Museu da Casa do Lanceiro e contribuir, uma vez mais, para a perpetuação das raízes históricas e reais dos Lanceiros de Portugal”. 

Oportunamente, adianta Fernando Rego, será feita a sua apresentação pública do objeto militar, após a qual, os vimaranenses e os Lanceiros de Portugal o poderão apreciar, estando a decorrer as tarefas inerentes à instalação do raro capacete em “condições técnicas e de dignidade que permitam a sua conservação nas melhores condições”.

“Extraordinariamente bem conservado, é de facto um orgulho muito grande estar agora na posse da Associação Veteranos Lanceiros de Portugal”, diz o dirigente.

Fernando Rego lembrou também, relativamente aos factos ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial, que com a entrada de Portugal no conflito, foram mobilizados um grupo de esquadrões deste Regimento, N 2, que viriam a integrar o corpo expedicionário enviado à Flandres.

O Ministro da Guerra na altura louvou a força “pela forma correta e reveladora do notável zelo com que se apresentaram”. A imposição das circunstâncias do teatro de operações, obrigou à renúncia do tradicional emprego com subunidades montadas, o que não impediu que na Guerra de Trincheiras, os homens deste Regimento brilhassem uma vez mais”, terminou.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES