Casas inteligentes: uma solução para a poupança e eficiência energética

por Gonçalo Santos
Departamento de comunicação & SEO – Selectra Portugal

Quando pensa em poupar com a domótica qual é a primeira coisa que lhe vem à mente? A resposta geralmente é que deve desligar as luzes, fechar as torneiras e evitar usar o condicionado ou aquecimento.

Estes são métodos óbvios para poupar energia elétrica, mas nem sempre é fácil que nos lembremos ao longo do dia. Sabia que existem formas fáceis de poupar na energia sem grande sacrificio, e ainda poupa dinheiro?

A automatização do lar é uma solução realista para qualquer proprietário que procure melhorar o conforto, a segurança e o controlo ao mesmo tempo reduzir as contas de energia.

Se está à procura da melhor maneira de poupar dinheiro pense na domótica e nas casas inteligentes.

As casas inteligentes são quelas em que as instalações elétricas, de gás ou de água estão monitorizadas e controladas através de um dispositivo eletrónico, como um smartphone, computador ou tablet, conectados à internet do seu serviço de telecomunicações.

A automatização das casas, graças à domótica, serve para que tenha o seu lar fique ajustado com as suas necessidades.

As três principais interações que se podem levar a cabo com as casas inteligentes incluem a:

• Segurança
Uma casa inteligente pode avisá-lo quando exista uma fuga de água, até antes dos primeiros sinais visiveis (gotas sistemáticas). Além disso, permitem detetar possíveis incêndios e ainda controlar as câmaras de vigilância em tempo real através do seu smartphone, esteja onde estiver.

• Conforto
As casas inteligentes aumentam o conforto dos seus habitantes. Graças à domótica, pode regular a temperatura e a iluminação antes de chegar em casa.
As capacidades das casas inteligentes são vastas. Tudo o que tem a ver com ligar e desligar dispositivos eletrónicos e instalações de iluminação e ar condicionado, combinado com a incorporação de sensores de presença, temperatura ou qualquer outro tipo de dispositivos, fazem com que se possa personalizar qualquer um deles.

• Poupança energética
Além da segurança e do conforto que oferecem as casas inteligentes, é muito importante a capacidade que estes sistemas têm para a poupança e eficiência energética. O design das instalações das casas inteligentes incluem aparelhos eletrónicos eficientes que, mediante a sua gestão integrada, obtêm-se poupanças na eletricidade, água e combustivel.

Exemplos de poupança com as casas inteligentes

Alguns exemplos de funcionalidades que uma casa inteligente lhe pode oferecer passam por:

• Programar o uso de eletrodomésticos em momentos do dia onde a eletricidade é mais barata.

• Integração da iluminação com sensores de presença nos corredores, para que a iluminação só seja ligada quando necessário.

• O controle da abertura de toldos e persianas através de sensores que se ativam com a luz natutal, para o máximo aproveitamento da mesma.

• Regulação da temperatura dentro de casa para reduzir ao mínimo o uso dos equipamentos de climatização, tendo em conta a meteorologia, hora, dia e a presença de pessoas.

• Controle inteligente do sistema de rega através de um sensor que deteta a humidade do solo e regue apenas quando seja necessário.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?