CATÁLOGO DE FOTOGRAFIAS DA MURALHA É LANÇADO HOJE NA ASSEMBLEIA DE GUIMARÃES

A Muralha, associação de Guimarães para a defesa do património, lança, esta quarta-feira, dia 07, na Assembleia de Guimarães, pelas 18h00, os catálogos das exposições da Muralha: O Trabalho (2014), A Celebração (2015), Na Cidade (2016) e Álbum de Família (2016).

Estes quatro livros organizam e sistematizam o trabalho da associação numa nova fase de estudo, criação e divulgação da Colecção de Fotografia da Muralha (CFM) e neles se encontrarão imagens fundamentais da nossa história comum bem como textos de historiadores e escritores que connosco têm colaborado.

A coleção de Fotografia da Muralha tem uma história que se confunde com o nascimento da Muralha, Associação de Guimarães para a defesa do Património, em 1981. É nesse ano que a Muralha adquire parte do espólio de placas secas (negativos fotográficos em placas de vidro, também designado por clichês) originárias da Foto-Electrica Moderna, fundada em 1910, por Domingos Alves Machado e que domina o panorama da fotografia comercial em Guimarães na primeira metade do século XX. O espólio da CFM tem imagens pertencentes à casa da fotográfica Foto Moderna e à sua antecessora a Foto-Electrica Moderna (1950).

Na galeria em baixo pode ver-se algumas das fotografias da Coleção de Fotografia da Muralha.

Fotos: DR

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

©2019 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?