CDU defende direito dos trabalhadores têxteis ao gozo do feriado de Carnaval
A CDU defende que o gozo do feriado de Carnaval, terça-feira, é um direito de todos os trabalhadores do sector têxtil, vestuário e calçado, sem terem de reduzir o seu salário, utilizar um dia de férias, ou compensar em horas.
No entanto, adianta em nota enviada às redações, que alguns patrões pretendem “impedir os trabalhadores de usufruírem do gozo do feriado, outros dizem que é um dia de férias, outros ainda exigem a compensação em horas, sendo, acrescenta “atitudes condenáveis”.
E dá o exemplo da Riopele, em Famalicão que, diz, “apesar de ter faturado em 2023 cerca de 97 milhões € alcançados com o esforço dos seus 1200 trabalhadores, desrespeita este direito que esteve consagrado na contratação coletiva”.
Por isso, uma delegação da CDU com Sandra Cardoso, a 1ª candidata pelo círculo de Braga, Fernando Costa, candidato à Assembleia da República, e outros ativistas, estiveram à porta da empresa em contacto com os trabalhadores.
A CDU manifestou a sua solidariedade com estes trabalhadores e defendeu que a contratação coletiva “é um meio através do qual se impede a imposição unilateral da vontade do patrão nas relações do trabalho. É um instrumento indispensável para uma melhor distribuição da riqueza” por fixar salários, diuturnidades, pagamento de trabalho suplementar e noturno, subsídio de turno, pausas, descanso suplementar, majoração de dias de férias. Contém ainda, acrescentam, regulação e regulamentação do horário de trabalho e sua organização, do trabalho noturno, das categorias profissionais, dos conteúdos funcionais, entre outros aspectos das relações de trabalho.
Por isso, a contratação coletiva “garante direitos acima do que está previsto no Código do Trabalho. A CDU termina referindo ser urgente também repor o princípio do tratamento mais favorável ao trabalhador.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 13, 2024
Nos dias 21 e 22 de novembro, Guimarães celebra a Semana da Ciência e Tecnologia com atividades promovidas pelo Curtir Ciência, Laboratório da Paisagem e as Escolas de Ciências e de Engenharia da Universidade do Minho.
Novembro 13, 2024
A Oficina anunciou, na sexta-feira, dia 08, a saída de Marta Mestre da direção artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG). A decisão partiu da mesma e esteve relacionada com questões pessoais.
Novembro 13, 2024
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança e a vereadora do Ambiente, Sofia Ferreira, receberam esta terça-feira, a Associação Catalã de Municípios numa visita dedicada à promoção da Economia Circular.