CDU Guimarães: “Falta de planeamento leva a consequências graves”

Uma comitiva da CDU – PCP/PEV visitou esta segunda-feira, 24 de outubro, a freguesia de Brito, tendo contactado com a população. Entre outros ativistas, a comitiva integrava o eleito da CDU na Assembleia Municipal, Torcato Ribeiro, e a eleita na Assembleia de Freguesia de Brito, Susana Meira, que ouviram as preocupações antigas de quem reside e de quem diariamente utiliza a rua São João Batista.

© Direitos Reservados

“Trata-se de uma via muito movimentada, com trânsito intenso, com elevado grau de perigosidade por não ter passeios e, os poucos que tem, não serem indicados para pessoas com mobilidade reduzida ou para a circulação de carrinhos de bebé”, enumera a CDU.

São diversos os problemas de mobilidade nesta rua que o partido identifica desde a Igreja de Brito até à conhecida reta da “Chá”: “as passadeiras para peões não estão devidamente sinalizadas, nem se encontra uma perto da paragem de autocarro, as bermas não são limpas pelas entidades competentes. O conjunto destas situações, explicam, “dificulta a pedonalização em segurança”. Acrescentam ainda que “as árvores não se encontram devidamente podadas tapando a sinalização de trânsito, e as raízes levantaram o asfalto tornando a circulação de automóveis perigosa”.

Todas estas questões, garantem, foram já levadas às reuniões de assembleia de freguesia durante anos pela voz dos eleitos da CDU, “mas nada foi feito, apesar do discurso do executivo PS na Câmara Municipal anunciar grandes mudanças na mobilidade para o concelho de Guimarães, desde 2015”. No entanto, alertam, “a falta de planeamento, bem como a falta de execução do plano de mobilidade, nesta e em todas as freguesias, leva a consequências graves, como confirmam os vários atropelamentos que se verificaram naquela rua”.

A CDU insiste que, nesta via, “é possível tornar os sinais de trânsito mais visíveis, colocar semáforos de controle de velocidade e iluminar as passadeiras para peões e, nesse sentido, questionará, novamente, a junta de freguesia e a Câmara Municipal”.

A comitiva da CDU verificou ainda “o estado degradado em que se encontra a rua das Escolas Primárias, uma via muito movimentada devido às estruturas que ali se encontram, como o Brito Sport Clube, as escolas e o Centro Social de Brito. A falta de escoamento da água da chuva faz com que os paralelos se soltem, tornando a circulação perigosa”, lê-se em comunicado.

©2023 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?