CDU reclama criação de rede pública de creches
A CDU fez-se ouvir, esta segunda-feira, em Guimarães, numa conferência na qual reclamaram a criação de uma rede pública de creches.
A CDU fez-se ouvir, esta segunda-feira, em Guimarães, numa conferência na qual reclamaram a criação de uma rede pública de creches.
Na opinião da CDU, a gratuitidade da frequência da creche para as crianças até aos três anos, inscrita no passado recente em Orçamento do Estado, representou “um avanço importante e um fator de segurança para os casais que desejam ter o primeiro filho, bem como para aqueles que tendo já filhos nestes grupos etários desejam ter mais filhos”. No entanto, alertam, “a situação tem confirmado que existe uma escassez na oferta e que as famílias não conseguem encontrar soluções de creches que sirvam as suas necessidades, com situações de longas listas de espera e de grande incerteza”.
Em Guimarães, Manuel Loff, deputado do PCP na Assembleia da República, e Mariana Silva, membro da Comissão Executiva do Partido Ecologista Os Verdes, estiveram numa sessão pública na qual participaram pais e profissionais.
Mariana Silva realçou a importância da criação de uma rede pública de creches como “opção indispensável para que haja uma resposta capaz no apoio às crianças e aos pais”. Relembrando a apresentação pela CDU de uma moção na Assembleia Municipal de Guimarães sobre este assunto, ilustrou a “escassez de oferta no concelho”, referindo notícias recentes que dão conta de centenas de crianças em lista de espera e da lotação plena das instituições sociais no concelho. A dirigente do PEV classificou a mais recente portaria do Governo sobre esta matéria como “uma manobra administrativa que não resolve os problemas de fundo”.
Já Manuel Loff destacou a insistência do PCP ao longo de anos que resultou na inscrição em sede de Orçamento do Estado de verbas para a gratuitidade das creches, apesar da resistência do PS, PSD, CDS e outras forças reacionárias. Considerando “natural o aumento da procura que se tem vindo a verificar”, defendeu que “o Estado tem que assumir a sua responsabilidade e criar uma rede pública de creches”. O deputado eleito pelo PCP lembrou que, “da mesma forma que existem escolas EB1, 2.º e 3.º ciclos, secundárias ou instituições do ensino superior, também deveria existir uma rede pública de creches”.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Outubro 7, 2024
Este domingo, 6 de outubro, quatro atletas de Guimarães marcaram presença na décima edição do Ironman Calella, em Barcelona, que reuniu atletas de 80 países.
Outubro 7, 2024
O concelho de Guimarães passa a contar com o Vitrusbus para um serviço de transporte flexível que vem complementar a rede existente.
Outubro 7, 2024
O Vitória SC continua a fortalecer a sua equipa de atletismo, com a mais recente adição de Miguel Vieira, um atleta de 28 anos com experiência e ambição de levar o clube a novos patamares.