CDU visitou Igreja de Serzedelo e Ponte de Soeiro

A candidata à presidência da Câmara Municipal de Guimarães pela CDU, Mariana Silva, também deputada na Assembleia Municipal e na Assembleia da República, visitou na tarde de segunda-feira a antiga Igreja de Serzedelo e a Ponte do Soeiro, da mesma vila.

A antiga Igreja de Serzedelo é um objeto arquitetónico exemplar e único do estilo românico. “No seu interior constatou-se o estado muito degradado dos frescos (pinturas antigas), devido à humidade, urgindo uma intervenção rápida de conservação do seu testemunho histórico, que orgulha e eleva a população de Serzedelo”, pode ler-se numa publicação na rede social Facebook da CDU Guimarães.

Compreendendo o pedido popular, “a CDU, pela ação da deputada Mariana Silva irá questionar o Ministério da Cultura sobre este problema”.

A Ponte do Soeiro, de origem medieval, encontra-se em estado de ruína avançada, constatando-se já o bloqueio da circulação na ponte.

“A sua zona envolvente encontra-se em estado de abandono, amontoando-se as ruínas sobre um lugar com importância histórica, como é caso de ser um antigo caminho real, de antigas ligações entre freguesias, ou ainda da presença de antigas construções de moagem”.

Segundo a publicação da CDU “a população de Serzedelo está interessada na recuperação do lugar, envolvendo-o de vias pedonais e cicláveis de qualidade e com ligação ao Parque de Lazer de Serzedelo, e ao Parque de Lazer Calça Ferros (da freguesia vizinha), aliada à despoluição das águas do Rio Ave”.

“A CDU, compreendendo a sensibilidade popular sobre esta situação, está comprometida com a reivindicação popular, sobre a recuperação da ponte e sobre a produção de meios mais ecológicos de circulação, em diálogo com espaços bem tratados, sobre os seus recursos hídricos e vegetais, de modo que possam acrescentar mais-valias e melhor qualidade de vida à Vila de Serzedelo”, pode ainda ler-se.

©2021 MAIS GUIMARÃES - Super8

Publicidade

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?