Ceia de Natal voltou a ser oferecida na albergaria de S. Crispim
A albergaria de S. Crispim voltou a abrir as portas para doar a Ceia de Natal aos mais carenciados, uma tradição que se mantém há mais de 700 anos.
Ao cair da noite na véspera de Natal, foram várias as pessoas que se deslocaram até ao centro da cidade para desfrutarem do jantar neste dia especial.
Enquanto as tradicionais batatas e o bacalhau estavam a ser preparadas pelos vários voluntários que se disponibilizaram a manter esta tradição, Maria João Soares, Luís Almeida e Mário Gonçalves proporcionaram um momento musical para as pessoas que jantaram naquele espaço.
A ceia de Natal na albergaria de S. Crispim contou com a presença de uma comitiva da câmara municipal de Guimarães, nomeadamente Domingos Bragança, presidente do município, Paula Oliveira, vereadora da Ação Social, e Paulo Lopes Silva, vereador com os pelouros da cultura e turismo. A visita também contou com Armando Guimarães, vice-presidente do Vitória SC, que doou uma camisola do clube do rei autografada.
Para José Pereira, juíz da Irmandade de S. Crispim e S. Cipriano, esta ação é “uma solidariedade muito grande e nobre. Esta é uma tradição com mais de 700 anos e tentamos não deixar morrer isto. Antigamente tínhamos pouca gente a ajudar, mas hoje todos querem ajudar. Dar de comer a esta gente toda não é fácil, porque querem todos consoar com as suas famílias”.
José Pereira realça que para manter esta tradição “é preciso ter muita dedicação, paixão e respeito por todos, porque precisam de carinho.”
A albergaria de S. Crispim, situado no centro da cidade berço, na estreita rua que liga a rua da Rainha à Tulha, oferece a ceia de Natal aos mais carenciados ou a quem passaria a véspera sozinho desde 1315, uma tradição que tem mais de 700 anos.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Janeiro 2, 2025
Mais Guimarães, o semanário digital vimaranense, que tem tudo que precisa de saber, gratuitamente.
Janeiro 2, 2025
Quarenta e seis dos 88 reclusos do Estabelecimento Prisional de Guimarães, subscreveram um abaixo assinado onde denunciam as “condições desumanas” no espaço. O documento referencia falta água quente para tomar banho, pouca comida e fria e apoio clínico é insuficiente.
Janeiro 2, 2025
O Moreirense arranca o ano de 2025 com uma partida frente ao AVS, marcada para este sábado, dia 04 de janeiro, às 15h30.