Há, neste momento, cinco boxes em funcionamento no Multiusos de Guimarães, um local que, aos fins de semana, também recebe espetáculos. O centro de vacinação estará em funcionamento, pelo menos, até dia 19 de dezembro. A informação foi avançada pela vereadora Adelina Paula Pinto, na reunião de Câmara da última quinta-feira.
O local, que foi “pensado quando na altura era para os imunodeprimidos que iam tomar a terceira dose”, estará em funcionamento até dia 19 de dezembro. A partir dessa data, diz Adelina Paula Pinto, “ninguém sabe o que é que vai acontecer”.
A vereadora afirma que esta é uma situação “de grande complexidade”, uma vez que se trata de uma sala de espetáculos. “Tem o desenvolvimento económico inerente e a resposta que nós não queremos deixar de dar à saúde, porque, obviamente, é uma resposta que é importante”, sustentou, afirmando que “este casamento também não é fácil”.
“Todos perdem, porque o Multiusos fica com muitas limitações. Ao fim de semana, quando abre os espetáculos, tem de se retirar tudo e anula tudo para abrir aos espetáculos”. Às segundas-feiras, volta a montar-se o espaço para a vacinação. “É uma carga enorme”, disse Adelina Paula Pinto.
O Município vai aguardar até ao dia 19 de dezembro, tendo já a “solução ideal” em mente:“voltar aos centros de saúde”. Contudo, a vereadora informou que essa não é a ordem que tem sido dada pela DGS. “Não percebemos porquê”, reagiu.