Centro de vacinação Covid-19 regista diminuição de procura e ajusta horário de funcionamento

No Centro de Vacinação de Guimarães estão agora de serviço apenas cinco enfermeiros, enquanto que, na fase massiva da vacinação, chegaram a estar perto de quarenta profissionais.

vacinação-barra_fb-Recovered

Centro de Vacinação de Guimarães, instalado no Multiusos, está agora aberto de segunda a quinta-feira entre as 08h00 e as 14h00.

Foto: Mais Guimarães

No Centro de Vacinação de Guimarães estão agora de serviço apenas cinco enfermeiros, enquanto que, na fase massiva da vacinação, chegaram a estar perto de quarenta profissionais.

A diminuição da procura é explicada pelo facto de, segundo Novais de Carvalho, diretor do ACES do Alto Ave, no final de setembro “terem sido cumpridos os objetivos nacionais de vacinação”, deixando de haver, depois disso, utentes em número suficiente para manter os horários do centro.

No concelho de Guimarães “já se realizaram 211.375 inoculações: 121.612 pessoas com primeiras doses, mais 89.763 com a segunda dose”, avança Novais de Carvalho.

Esta diferença, entre indivíduos com a primeira dose e com a segunda é explicada pelo médico com estando relacionada com a aplicação da vacina Jansen e com o facto de infetados com covid-19 terem de realizar apenas uma inoculação.

Há, apesar disso, e segundo os números do Centro de Vacinação de Guimarães, “6.924 elegíveis para a vacinação que não têm qualquer dose”, diz Novais de Carvalho.

Foto: Mais Guimarães

O Centro está aberto atualmente para administração de segundas doses e também para o regime “Casa aberta”, para pessoas que não foram ainda vacinadas, a partir dos 12 anos.

Centro administra vacina antigripal

Nesta segunda-feira, dia 27, iniciou-se a primeira fase da vacinação antigripal, e no Centro de Vacinação do Multiusos estão a ser vacinados idosos de lares e em cuidados continuados, bem como profissionais destes serviços.

Novais de Carvalho avança que em meados de dezembro próximo, o centro de vacinação deva continuar com a vacinação antigripal para maiores de 65 anos e com doenças crónicas e, simultaneamente, com a vacinação Covid-19, para administrar a terceira dose a imunodeprimidos e maiores de 65 anos.

Por esse motivo, não está ainda definido o tempo de permanência do Centro de Vacinação no Multiusos de Guimarães.

Ao Mais Guimarães, Novais de Carvalho deixa o apelo para que a população mantenha os cuidados, evitando as aglomerações. “Todos os cuidados são poucos e depende de cada um de nós manter isto equilibrado”, termina o diretor do Aces do Alto Ave.

PUBLICIDADE

Arcol

Partilhar

PUBLICIDADE

Ribeiro & Ribeiro
Instagram

JORNAL

Tem alguma ideia ou projeto?

Websites - Lojas Online - Marketing Digital - Gestão de Redes Sociais

MAIS EM GUIMARÃES