Cercigui reconhece 62 entidades por empregarem pessoas com deficiência
Decorreu, na noite de sexta-feira, dia 27, no Paço dos Duques de Bragança, o evento “Integrar é Incluir”, promovido pela Cercigui e que visou reconhecer o trabalho de 62 instituições, entre empresas, autarquias e IPSS’s, que percorrem o caminho da inclusão e contrataram, no seu conjunto, 85 pessoas com deficiências ou incapacidades nos últimos três anos.
A iniciativa “Integrar é Incluir” faz parte do projeto “Na Rota da Inclusão”, promovido pelo Centro de Reabilitação e Formação Profissional deste instituição e cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.
O objetivo desta iniciativa é “abrir caminhos potenciadores da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e capacitar as entidades empregadoras com ferramentas que permitam a tomada de decisões de forma mais célere e assertiva”, pode ler-se nas linhas orientadoras do programa.
Na cerimónia de reconhecimento intervieram Bruno Faria, como presidente da Cercigui, Pedro Novais, o diretor adjunto do Centro de Emprego do Médio Ave, Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, Ricardo Costa, presidente da Associação Empresarial do Minho, e Paulo Lopes Silva, vereador na Câmara Municipal de Guimarães.
“Queremos passar a mensagem a toda a comunidade, especialmente à empresarial, que, integrar pessoas com deficiência é trabalhar a inclusão”, referiu Bruno Faria na sua intervenção, agradecendo às empresas que “apostam na excelência, na sustentabilidade e na cooperação, olhando a realidade da inclusão como uma aposta de futuro”.
O presidente do Conselho de Administração considerou também que a instituição que lidera é hoje “uma instituição de referência na região, potenciadora de recursos capazes de trabalhar a inclusão, sempre com a responsabilidade social inerente aos problemas que a sociedade nos apresenta, e tendo sempre como preocupação o bem estar dos clientes”.
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, autarquia que também foi reconhecida no evento, realçou a “relevância de incluir e proporcionar oportunidades” de trabalho aos utentes da Cercigui, salientando o compromisso da sociedade em “retribuir com responsabilidade”.
Para o vereador, “sentimos sempre vontade de fazer mais” e acolher mais pessoas, sublinhando a história de sucesso da organização como um estímulo para atingir metas mais ambiciosas. Reconhecendo o esforço diário dedicado pela Cercigui, Paulo Lopes Silva agradeceu a todas as instituições envolvidas e destacou o trabalho de Joaquim Santos Simões, no ano que se celebra o centenário do seu nascimento, em prol da instituição sediada em Guimarães.
Já a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, numa mensagem vídeo enviada para a cerimónia, teceu rasgados elogios ao trabalho da Cercigui, reconhecendo o seu “contributo inestimável para a sociedade” e desafiando as empresas a “continuarem os seus esforços em prol da inclusão e da construção de uma sociedade mais justa”.
Na cerimónia de reconhecimento, a empresa Synergia foi distinguida de modo particular devido à cedência das suas instalações na cidade dos arcebispos, facilitando o acesso aos serviços prestados pela Cercigui na área Braga e nos concelhos vizinhos.
Uma a uma, as entidades que acolhem formandos, foram chamadas ao palco para este reconhecimento público pela sensibilidade em acolherem pessoas com deficiência ou incapacidade, dando-lhes assim a oportunidade de entrarem no mercado de trabalho e, com isso, ganharem maior autonomia.
No final da cerimónia, Ana Paula Moreira, diretora técnica do Centro de Recursos para a Qualificação e o Emprego da Cercigui, agradeceu o envolvimento de todos neste processo, destacando também o trabalho realizado diariamente pelos profissionais da instituição sediada em Guimarães, mas cuja atividade se alarga aos concelhos de Vizela, Braga, Vila Verde, Amares, Terras do Bouro, Famalicão, Santo Tirso, Trofa e Felgueiras.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Novembro 5, 2024
Na último jogo em casa, frente ao Moreirense, Jota Silva, antigo jogador do Vitória SC, surpreendeu os adeptos ao fazer uma visita inesperada ao relvado do Estádio D. Afonso Henriques durante o intervalo para uma despedida "formal".
Novembro 5, 2024
Esta quinta-feira, começa a 33ª edição do Guimarães Jazz. Entre 07 e 16 de novembro, o evento vai oferecer um programa diversificado de 12 concertos, jam sessions e oficinas, espalhados pelo Centro Cultural Vila Flor (CCVF) e outros locais da cidade. Nomes internacionais e nacionais, como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith e Ambrose Akinmusire, são alguns dos destaques que prometem cativar o público com abordagens contemporâneas e inovadoras.
Novembro 5, 2024
Guimarães prepara-se para acolher a II Mostra dos Caldos, Sopas e Papas nos dias 16 e 17 de novembro, na Cooperativa Agrícola de Guimarães, em Creixomil, um evento que irá aquecer o outono com sabores autênticos e promover a sustentabilidade.