Cercigui reconhece 62 entidades por empregarem pessoas com deficiência
Decorreu, na noite de sexta-feira, dia 27, no Paço dos Duques de Bragança, o evento “Integrar é Incluir”, promovido pela Cercigui e que visou reconhecer o trabalho de 62 instituições, entre empresas, autarquias e IPSS’s, que percorrem o caminho da inclusão e contrataram, no seu conjunto, 85 pessoas com deficiências ou incapacidades nos últimos três anos.
A iniciativa “Integrar é Incluir” faz parte do projeto “Na Rota da Inclusão”, promovido pelo Centro de Reabilitação e Formação Profissional deste instituição e cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.
O objetivo desta iniciativa é “abrir caminhos potenciadores da integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e capacitar as entidades empregadoras com ferramentas que permitam a tomada de decisões de forma mais célere e assertiva”, pode ler-se nas linhas orientadoras do programa.
Na cerimónia de reconhecimento intervieram Bruno Faria, como presidente da Cercigui, Pedro Novais, o diretor adjunto do Centro de Emprego do Médio Ave, Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão, Ricardo Costa, presidente da Associação Empresarial do Minho, e Paulo Lopes Silva, vereador na Câmara Municipal de Guimarães.
“Queremos passar a mensagem a toda a comunidade, especialmente à empresarial, que, integrar pessoas com deficiência é trabalhar a inclusão”, referiu Bruno Faria na sua intervenção, agradecendo às empresas que “apostam na excelência, na sustentabilidade e na cooperação, olhando a realidade da inclusão como uma aposta de futuro”.
O presidente do Conselho de Administração considerou também que a instituição que lidera é hoje “uma instituição de referência na região, potenciadora de recursos capazes de trabalhar a inclusão, sempre com a responsabilidade social inerente aos problemas que a sociedade nos apresenta, e tendo sempre como preocupação o bem estar dos clientes”.
Paulo Lopes Silva, vereador da Câmara Municipal de Guimarães, autarquia que também foi reconhecida no evento, realçou a “relevância de incluir e proporcionar oportunidades” de trabalho aos utentes da Cercigui, salientando o compromisso da sociedade em “retribuir com responsabilidade”.
Para o vereador, “sentimos sempre vontade de fazer mais” e acolher mais pessoas, sublinhando a história de sucesso da organização como um estímulo para atingir metas mais ambiciosas. Reconhecendo o esforço diário dedicado pela Cercigui, Paulo Lopes Silva agradeceu a todas as instituições envolvidas e destacou o trabalho de Joaquim Santos Simões, no ano que se celebra o centenário do seu nascimento, em prol da instituição sediada em Guimarães.
Já a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, numa mensagem vídeo enviada para a cerimónia, teceu rasgados elogios ao trabalho da Cercigui, reconhecendo o seu “contributo inestimável para a sociedade” e desafiando as empresas a “continuarem os seus esforços em prol da inclusão e da construção de uma sociedade mais justa”.
Na cerimónia de reconhecimento, a empresa Synergia foi distinguida de modo particular devido à cedência das suas instalações na cidade dos arcebispos, facilitando o acesso aos serviços prestados pela Cercigui na área Braga e nos concelhos vizinhos.
Uma a uma, as entidades que acolhem formandos, foram chamadas ao palco para este reconhecimento público pela sensibilidade em acolherem pessoas com deficiência ou incapacidade, dando-lhes assim a oportunidade de entrarem no mercado de trabalho e, com isso, ganharem maior autonomia.
No final da cerimónia, Ana Paula Moreira, diretora técnica do Centro de Recursos para a Qualificação e o Emprego da Cercigui, agradeceu o envolvimento de todos neste processo, destacando também o trabalho realizado diariamente pelos profissionais da instituição sediada em Guimarães, mas cuja atividade se alarga aos concelhos de Vizela, Braga, Vila Verde, Amares, Terras do Bouro, Famalicão, Santo Tirso, Trofa e Felgueiras.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Dezembro 18, 2024
O defesa central Marcelo, de 35 anos de idade, tem sido muito utilizado pelo técnico César Peixoto.
Dezembro 18, 2024
O PS está a falar a (pelo menos) duas vozes. Em Santa Clara, o Presidente da Câmara tem defendido uma solução para a mobilidade no concelho, e intermunicipal, baseada na construção do BRT/metrobus. Esta é a solução que está já no terreno, nomeadamente no concelho de Braga, tem financiamento, e é a solução com a qual Domingos Bragança se comprometeu. (Lembram-se daquele breve vídeo, que chegou ao programa televisivo de Ricardo Araújo Pereira, em que o líder nacional do PS terá incentivado Bragança a avançar com a preparação desta obra?)
Dezembro 18, 2024
“Um pensamento, uma palavra uma atitude” (PPA) é o nome da associação de apoio a doentes oncológicos, inseridos em meios sociais menos favorecidos.