CESPU apresenta International Health Business School em Guimarães
A CESPU apresentou no Salão Nobre da Câmara Municipal de Guimarães, a International Health Business School (IHBS), uma nova instituição de ensino superior dedicada à formação de líderes globais na gestão da saúde.

© CMG
Com sede definitiva prevista para o edifício do Verbo Divino, em Azurém, e funcionamento provisório no Estádio D. Afonso Henriques, a IHBS irá centrar a sua oferta em mestrados e MBAs internacionais, lecionados em português, espanhol e inglês. Os programas são dirigidos a profissionais que procuram especialização avançada em áreas como transformação digital, inteligência artificial, biotecnologia, cibersegurança ou sustentabilidade.
Na sessão de apresentação, António Almeida Dias, presidente da CESPU, destacou a ambição do projeto em criar “uma escola internacional de Gestão em Saúde aplicada à saúde global”, capaz de responder a desafios como o envelhecimento populacional, o aumento das doenças crónicas e a necessidade de abordagens integradas.
O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, realçou a importância da nova instituição para o reforço do ecossistema académico da cidade. “Guimarães é uma cidade universitária (…). A partir de outubro de 2025 contará também com a CESPU, que inicia a sua instalação com esta escola internacional de Gestão em Saúde”, sublinhou.
Com vocação internacional, a IHBS prepara ainda o lançamento da rede CESPU–IHBS Connect, que terá polos na Europa, América Latina e África. O projeto inclui dupla certificação, mobilidade académica e semanas de imersão internacional. Paralelamente, será criado o ThinkHealth Lab, centro de investigação aplicada e consultoria estratégica, associado a programas de incubação para startups da área da saúde.





