Ciclista Manuel Abreu homenageado

O ciclista vimaranense Manuel Abreu vai ser homenageado no próximo dia 25 de fevereiro, em Gondar, aquando dos 25 anos do seu falecimento.

 © Direitos Reservados

A iniciativa é promovida conjuntamente pela Paróquia de Gondar e pelo Agrupamento 409 do CNE – Corpo Nacional de Escutas, à qual se associam a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

A homenagem começará pelas 18h00, com a deposição de uma coroa de flores na campa do antigo ciclista, no cemitério de Gondar, seguindo-se a celebração de uma eucaristia e uma homenagem e memória na cripta da Igreja de Gondar com testemunhos de algumas figuras públicas do ciclismo e com a exposição de troféus significativos.

Manuel Abreu nasceu em Gondar a 5 de janeiro de 1963 e faleceu a 25 de fevereiro de 1997, tendo sido distinguido pela Câmara Municipal de Guimarães com a medalha de mérito desportivo e pela Associação de Ciclismo do Minho e Federação Portuguesa de Ciclismo.

Enquanto jovem, acompanhou de perto a carreira de ciclista dos seus irmãos João e Jerónimo, quando estes representavam a equipa da Coelima. Com 20 anos de idade, em 1983, deixou a fiação onde trabalhava para se dedicar em exclusivo ao ciclismo. Representou a equipa da Coelima, de 1983 a 1985, tornou-se profissional, nesse ano, pelo Vitória Sport Clube e representou a seguir a equipa Garcia Joalheiro.

Manuel Abreu representou ainda as formações Tensai/Mundial Confiança/Santa Marta, Sicasal/Acral e Maia/Jumbo, nesta última ao lado do seu irmão mais novo, Joaquim Sampaio.

Sagrou-se Campeão Nacional de ciclismo de estrada, Campeão Nacional de Rampa por duas vezes e venceu várias provas, como o Grande Prémio do Minho de 1996.

Na Volta a Portugal em bicicleta ganhou o prémio do combinado em 1992, ano em que terminou a prova rainha do ciclismo português em segundo lugar. Representou Portugal em diversos Campeonatos do Mundo e marcou presença em várias Voltas a Espanha e no Giro de Itália.   

©2022 MAIS GUIMARÃES - Super8

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?