Cláudia Martins lança livro sobre 15 anos de “Desgarradas, Concertinas e Tradições”
"Desgarradas, Concertinas e Tradições" homenageia a cultura, "enquanto traço característico de um povo", adianta Cláudia Martins, mentora e vocalista da banda Minhotos Marotos que quer perpetuar algumas das histórias vividas ao longo de 15 anos de estrada, mas acima de tudo aproximar o público das tradições.
A apresentação está agendada para esta terça-feira, 06 de fevereiro, pelas 18h30, na FNAC de Guimarães, com intervenções de Paulo Lopes Silva, vereador da Cultura e Turismo da câmara municipal de Guimarães, de Fernando Capela Miguel e Cláudia Martins. A moderação da conversa será de Luís Lisboa.
Este livro fala dos 15 anos do projeto musical Cláudia Martins & Minhotos Marotos, desde a génese, à evolução, e sendo inclusive revelados pormenores e histórias nunca antes contados.
Este livro fala também de tradições, o que são estas tradições, que significado têm muitas vezes as histórias que são abordadas nas cantigas. No livro fala-se de concertinas, indo mesmo à origem da concertina e aos cantares ao desafio, mas também aquilo que é a origem de outras tradições. É ainda abordada a importância da música no crescimento do ser humano e no seu bem-estar.
O livro conta com um texto de Augusto Canário que explica a importância de continuar a cantar as tradições.
Capela Miguel vinca num texto essa importância da cultura e das tradições como traço característico de um povo.
Diamantino Ribeiro ajuda a perceber a importância e o impacto da música no conceito de bem-estar., e dentro da equipa dos Minhotos Marotos, Telmo Ribeiro leva cada leitor para cima do palco ao revelar os pormenores que compõem a “magia que está por trás de cada concerto”, e a equipa de comunicação da banda mostra ainda, através de dados concretos que aquilo que se faz no palco vai muito além do palco.
Filipe Gachineiro, que também participa no livro, escreve uma lição sobre a origem da concertina e fica ainda disponível na publicação o método de ensino criado por Cláudia Martins.
Já Paulino Brasileiro fala de como foi criar “um trabalho único ao contar a história de Portugal em verso”, cantando à desgarrada.
Entretanto, nesta sexta-feira, dia 02 de fevereiro, Cláudia Martins & Minhotos Marotos lançam o quinto EP da carreira, com três novos temas: Aponta, Manter a tradição e Vamos todos à romaria.
Este tema surgiu, conta a artista vimaranense, num almoço com Quim Barreiros, Armindo Afonso e Fernando Mendes, em que alguém usou a expressão “aponta”, e o duplo sentido resultou numa música. Manter a Tradição é uma música que compila os vários temas de cariz tradicional e do cancioneiro.
A música Vamos todos à romaria aborda as romarias mais conhecidas das várias regiões do Minho. Ao compor estas músicas o objetivo foi celebrar a cultura tradicional portuguesa, num momento em que Cláudia Martins & Minhotos Marotos celebram 15 anos de palcos enquanto banda.
PUBLICIDADE
Partilhar
PUBLICIDADE
JORNAL
MAIS EM GUIMARÃES
Setembro 18, 2024
Mais Guimarães, o Semanário Digital Vimaranense. Tem tudo o que precisa de saber, num só clique!
Setembro 18, 2024
A dor de Pedrogão foi lá longe, sofremos com ela. Mas como em tudo, a dor passa, adormecemos e acordamos com o fogo ao pé, de novo.
Setembro 18, 2024
No final da reunião de câmara da passada segunda-feira, 16 de setembro, Ricardo Araújo, vereador da oposição eleito pela Coligação Juntos Por Guimarães, disse que a câmara municipal deveria ter evitado estar agora a anular uma decisão que não foi devidamente instruída, quando apresentada ao executivo municipal.