Coligação lamenta indisponibilidade do PS e apresenta lista própria para a Mesa da Assembleia Municipal

A coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP) anunciou ter apresentado uma proposta de lista conjunta e consensual para a constituição da Mesa da Assembleia Municipal de Guimarães, envolvendo os dois outros maiores partidos, o Partido Socialista (PS) e o Chega.

© Juntos por Guimarães

Segundo comunicado divulgado pela coligação, Rui Armindo Freitas, primeiro candidato da lista mais votada para a Assembleia Municipal, foi o responsável pela iniciativa, que visava criar uma “Mesa plural e representativa da vontade popular” expressa nas urnas nas eleições autárquicas de 12 de outubro.

Nas referidas eleições, a coligação Juntos por Guimarães foi a força política mais votada, embora sem maioria absoluta, seguindo-se o PS e o Chega como segunda e terceira forças políticas mais votadas, respetivamente.

“Esta proposta foi feita de forma franca e aberta, com total disponibilidade para o diálogo e o entendimento entre todas as forças políticas”, refere o comunicado. A coligação afirma ainda que o convite foi partilhado com todos os partidos com assento na Assembleia Municipal, em nome de uma “humildade democrática” e de um desejo de cooperação institucional.

No entanto, o Partido Socialista manifestou-se indisponível para viabilizar a proposta. A coligação lamenta a decisão, sublinhando que o seu objetivo era “constituir uma Mesa da Assembleia Municipal plural e representativa dos três partidos mais votados”.

Face à recusa socialista, a Juntos por Guimarães avançará com uma lista própria, encabeçada por Rui Armindo Freitas como candidato a presidente da Mesa, Natália Fernandes (PSD) como candidata a 1.ª secretária e Teresa Esquível Costa (CDS-PP) como candidata a 2.ª secretária.

A coligação reafirma, por fim, o compromisso de “respeitar a vontade do povo vimaranense”, lembrando que os eleitores expressaram nas urnas “o desejo de ver Rui Armindo Freitas na presidência da Mesa da Assembleia Municipal de Guimarães”.

A Assembleia Municipal de Guimarães vai reunir-se no próximo dia 31 de outubro, às 21h00, no auditório da Universidade do Minho, para proceder à eleição do presidente e dos secretários da mesa. Esta será a primeira sessão do novo mandato autárquico e corresponde à continuação do ato de instalação do órgão deliberativo do município, tendo como ponto único da ordem de trabalhos a escolha da nova mesa da Assembleia.

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS