Comemoração dos 900 anos da investidura de Afonso Henriques como cavaleiro arranca sexta-feira em Guimarães
A cidade berço prepara-se para um momento marcante da sua história: as comemorações dos 900 anos da investidura de D. Afonso Henriques como cavaleiro, que terão lugar esta sexta-feira, dia 6, às 18h30, no Largo do Toural, em Guimarães.

© GOA
A cerimónia solene marca o início de uma programação comemorativa que se estende até 8 de junho e que também envolve a cidade de Zamora, em Espanha, local onde, em 1125, o jovem infante se armou cavaleiro. A sua investidura foi, segundo os historiadores, uma legitimação da sua aspiração régia e um marco fundamental na identidade do Condado Portucalense.
Para assinalar os 900 anos desta efeméride, a Grã Ordem Afonsina (GOA), em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães, o Ayuntamiento de Zamora, a Fundación Rei Afonso Henriques, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal e o Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora, promove um conjunto de eventos evocativos em ambas as cidades.
Em Guimarães, o programa contempla cerimónias evocativas, recriações históricas e momentos de celebração comunitária. A cidade irá vestir-se a rigor para receber visitantes, estudiosos e entusiastas da história nacional e ibérica, refere a Grã Ordem.
As celebrações prosseguem em Zamora nos dias 7 e 8 de junho, reforçando os laços históricos e culturais entre os dois territórios e “destacando a importância da cooperação transfronteiriça no reforço da identidade peninsular partilhada”.
Programa:
6 de junho – Sexta-feira
18h30 – Largo do Toural
Apresentação: Albertina Amaral
Momento musical: Improvisos (piano e voz)
Maestro António Victorino de Almeida
Soprano Ana Maria Pinto
Performance: Abel Cardoso
Inauguração da VIA GLADii
A Rota da Espada, Guimarães-Zamora
Testemunho – Entrega da Espada
Associação Veteranos Lanceiros de Portugal à Associação Cavalos com Tradição
7 de junho – Sábado
09h00
Caravana: Estafeta Fafe a Miranda do Douro
17h30 – Zamora, Fundación Rei Afonso Henriques
Apresentação: José Luís Prada e Florentino Cardoso
Homenagem a D. Afonso Henriques:
Juramento de Fidelidade
Pregão Nicolinos
Momento musical com:
Mafalda Lemos (guitarra portuguesa)
Gonçalo Rodrigues (guitarra)
Obras de Carlos Paredes
Tuna Afonsina
8 de junho – Domingo
10h00 – Plaza La Marina
Desfile/Cortejo
Participação de portugueses, vimaranenses e habitantes dos municípios de fronteira, pelas ruas até à Catedral de Zamora
Na Catedral de Zamora:
Apresentação da Espada
Representação “900 Anos”
Da Investidura de Cavaleiro de D. Afonso Henriques, pelo CIT de Zamora e Municípios Limítrofes
Missa Solene
Hinos – Interpretação final