Comemoração dos 900 anos da investidura de Afonso Henriques como cavaleiro arranca sexta-feira em Guimarães

A cidade berço prepara-se para um momento marcante da sua história: as comemorações dos 900 anos da investidura de D. Afonso Henriques como cavaleiro, que terão lugar esta sexta-feira, dia 6, às 18h30, no Largo do Toural, em Guimarães.

© GOA

A cerimónia solene marca o início de uma programação comemorativa que se estende até 8 de junho e que também envolve a cidade de Zamora, em Espanha, local onde, em 1125, o jovem infante se armou cavaleiro. A sua investidura foi, segundo os historiadores, uma legitimação da sua aspiração régia e um marco fundamental na identidade do Condado Portucalense.

Para assinalar os 900 anos desta efeméride, a Grã Ordem Afonsina (GOA), em colaboração com a Câmara Municipal de Guimarães, o Ayuntamiento de Zamora, a Fundación Rei Afonso Henriques, a Sociedade Histórica da Independência de Portugal e o Centro de Iniciativas Turísticas de Zamora, promove um conjunto de eventos evocativos em ambas as cidades.

Em Guimarães, o programa contempla cerimónias evocativas, recriações históricas e momentos de celebração comunitária. A cidade irá vestir-se a rigor para receber visitantes, estudiosos e entusiastas da história nacional e ibérica, refere a Grã Ordem.

As celebrações prosseguem em Zamora nos dias 7 e 8 de junho, reforçando os laços históricos e culturais entre os dois territórios e “destacando a importância da cooperação transfronteiriça no reforço da identidade peninsular partilhada”.

Programa:

6 de junho – Sexta-feira

18h30 – Largo do Toural

Apresentação: Albertina Amaral

Momento musical: Improvisos (piano e voz)

Maestro António Victorino de Almeida

Soprano Ana Maria Pinto

Performance: Abel Cardoso

Inauguração da VIA GLADii

A Rota da Espada, Guimarães-Zamora

Testemunho – Entrega da Espada

Associação Veteranos Lanceiros de Portugal à Associação Cavalos com Tradição

7 de junho – Sábado

09h00

Caravana: Estafeta Fafe a Miranda do Douro

17h30 – Zamora, Fundación Rei Afonso Henriques

Apresentação: José Luís Prada e Florentino Cardoso

Homenagem a D. Afonso Henriques:

Juramento de Fidelidade

Pregão Nicolinos

Momento musical com:

Mafalda Lemos (guitarra portuguesa)

Gonçalo Rodrigues (guitarra)

Obras de Carlos Paredes

Tuna Afonsina

8 de junho – Domingo

10h00 – Plaza La Marina

Desfile/Cortejo

Participação de portugueses, vimaranenses e habitantes dos municípios de fronteira, pelas ruas até à Catedral de Zamora

Na Catedral de Zamora:

Apresentação da Espada

Representação “900 Anos”

Da Investidura de Cavaleiro de D. Afonso Henriques, pelo CIT de Zamora e Municípios Limítrofes

Missa Solene

Hinos – Interpretação final

 

 

PUBLICIDADE
Arcol

NOTÍCIAS RELACIONADAS