Comunidade escolar mobilizada para pensar o futuro sustentável no Eco Parlamento
A Laboratório da Paisagem acolheu a primeira sessão da 11.ª edição do Eco Parlamento (2025/2026), uma das iniciativas centrais do programa de educação ambiental PEGADAS, promovido no concelho de Guimarães.

© LP
A sessão marcou o arranque de mais uma edição da iniciativa que mobiliza a comunidade escolar para refletir e apresentar propostas com impacto no território, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A abertura contou com a presença da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Guimarães, Isabel Ferreira, que sublinhou a importância de envolver os mais jovens na construção de respostas concretas para os desafios ambientais, destacando ainda o papel da escola como espaço de cidadania ativa.
Os trabalhos foram moderados por Carlos Ribeiro, num momento dedicado à apresentação e debate das propostas apresentadas pelos agrupamentos de escolas.
Nesta primeira etapa, foram apresentados sete projetos que entram agora numa fase de desenvolvimento e implementação. As propostas incidem em diferentes áreas dos ODS: “MobiLuz”, do Agrupamento de Escolas Virgínia Moura (ODS 11); “Movimento Verde: Ação e Futuro”, do Agrupamento de Escolas Vale de São Torcato (ODS 11); “Jardins sobre Rodas – Bairro C + Verde”, do Agrupamento de Escolas Santos Simões (ODS 11); “Saco Usado, Planeta Poupado”, do Agrupamento de Escolas Professor Abel Salazar (ODS 12); “Aprender com a Natureza”, do Agrupamento de Escolas Francisco de Holanda – EB 2,3 Egas Moniz (ODS 4); “Briteiros ComVida: da Tradição ao Futuro Verde”, do Agrupamento de Escolas de Briteiros (ODS 11); e “Do cinzento ao verde: mais árvores, mais vida”, do Agrupamento de Escolas Arquiteto Mário Cardoso (ODS 13).
No encerramento da sessão, o vereador do Ambiente da autarquia vimaranense, Alberto Martins, destacou a relevância da iniciativa para estimular a participação cívica e incentivar os jovens a transformar ideias em ações concretas, sublinhando o Eco Parlamento como um motor de mudança positiva no concelho.
A sessão final da 11.ª edição está agendada para 15 de maio, no auditório da Universidade do Minho, onde serão apresentados os resultados do trabalho desenvolvido ao longo dos próximos meses e os impactos alcançados por cada projeto.
Nesta edição, o Eco Parlamento assume também um significado particular no contexto da distinção de Guimarães 2026 – Capital Verde Europeia. Ao envolver as escolas e os jovens na construção de soluções para o território, a iniciativa procura reforçar a importância de uma transição ecológica assente na participação, no conhecimento e numa visão de longo prazo, contribuindo para prolongar o legado ambiental da cidade.





