Concurso “Doçura de Guimarães” desafia comunidade a criar iguaria
Guimarães quer encontrar o doce que melhor represente a sua identidade.

© Direitos Reservados
Estão abertas as inscrições para o concurso “Doçura de Guimarães”, uma iniciativa da Associação do Comércio Tradicional de Guimarães, em parceria com o Município, que convida a comunidade a criar um novo símbolo doce para a cidade.
A pergunta que serve de mote à iniciativa é: “Que sabor poderá, daqui para a frente, ser reconhecido como “o” sabor de Guimarães?”. A resposta está nas mãos dos vimaranenses, sejam pasteleiros, cozinheiros profissionais, estudantes ou simples apaixonados pela arte da doçaria.
Refere o Município que o objetivo do concurso é incentivar a criatividade local, valorizar a gastronomia do concelho e lançar uma criação com identidade própria, pensada para ser replicada e comercializada em larga escala, tornando-se um cartão-de-visita doce da cidade.
As inscrições, gratuitas, estão abertas até 13 de setembro. Cada participante deverá apresentar uma receita original, com nome já definido: “Doçura de Guimarães”. O doce vencedor será revelado a 20 de setembro e premiado com 3.000 euros, além de ampla divulgação e apoio à produção.
O concurso realiza-se a 19 de setembro, na Alameda de São Dâmaso, onde todas as propostas serão dadas a provar ao público, que poderá degustá-las por um valor simbólico. A votação será dividida entre o júri (60%) e o público (40%).
Serão especialmente valorizadas propostas que incluam ingredientes de origem local ou nacional. O regulamento estabelece ainda que não serão permitidos aditivos artificiais, margarinas ou óleos refinados. A receita final deverá ser enviada até 17 de setembro para o email guimaraesdocura@gmail.com, juntamente com a ficha de inscrição, disponível online.